ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Agetran comemora Dia do Ciclista premiando ganhador de concurso cultural

Alan Diógenes | 19/08/2015 17:43
Novas avenidas da Capital contam com ciclovias para o conforto dos ciclistas. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)
Novas avenidas da Capital contam com ciclovias para o conforto dos ciclistas. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)

O número de ciclistas em Campo Grande cresce a cada dia e é quase impossível não encontrá-los subindo ou descendo a Avenida Afonso Pena, ou na região do Parque dos Poderes, durante todos os dias. Eles estão por todo a parte do país e por isso hoje é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. Como forma de homenagem, nesta quarta-feira (19), a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) premiou o vencedor de um concurso cultural .

“Liberdade plena é curtir de bicicleta a linda cidade Morena”. Esta foi a frase ganhadora do estudante, Bruno Roque Lima dos Santos, 15 anos. Para participar do concurso com o tema "Na Cidade Morena Com A Minha Bicicleta", era necessário morar na Capital, ter idade mínima de 12 anos e sem limite de idade máxima.

Todos os concorrentes tinham que elaborar uma frase contendo pelo menos oito palavras sobre o tema em questão e enviar para o site da Agetran ou pessoalmente na sede da Agência. A comissão julgadora analisaram todas as frases, sendo que a selecionada é uma dentre as 100 inscritas que respeitavam as regras do concurso e os critérios de seleção, como adequação ao tema e a criatividade.

Conforme a diretora presidente da Agetran, Beth Felix, somente no ano passado houveram 16 mortes por conta de acidentes envolvendo ciclistas. Este ano apenas dois, por isso a importância de mostrar aos condutores que os ciclistas “existem”. “O resultado é positivo. Apesar da redução das mortes, temos que estar sempre em alerta, porque se trata de vidas e o ideal é zerar este índice”, informou.

O estudante que ganhou uma bicicleta aro 26, junto ao capacete de segurança. “Fiquei muito feliz quando me ligaram. Eu não andava de bicicleta desde os oito anos de idade, agora vou voltar a andar com frequência”, comemorou .

Quando surgiu o Dia - Em 11 de abril de 2008 foi publicado no Diário Oficial da União o Projeto de Lei da Câmara n. 43 de 2008 (Projeto Original nº 832/2007), que institui o Dia Nacional do Ciclista a ser comemorado anualmente no dia 19 de agosto. A justificativa é que em 2006, um estudante de biologia prestes a se graduar, Pedro Davison, foi morto em pleno Eixo Rodoviário do Distrito Federal.

Pedro tornou-se vítima fatal de um motorista que transgrediu os preceitos do Código de Trânsito Brasileiro. O motorista que atropelou Pedro em faixa que proibia a circulação de veículos automotores e que, ao chocar-se com a bicicleta na parte traseira, não deu assistência à vítima e fugiu porque sua carteira de habilitação estava vencida.

Principal avenida da Capital, a Afonso Pena, é bastante utilizada para a prática de pedalada. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)
Principal avenida da Capital, a Afonso Pena, é bastante utilizada para a prática de pedalada. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)
Nos siga no Google Notícias