ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Ainda sem prazo, mudança no Peg Fácil anima comerciantes no Centro

Haverá mudança em 4 linhas de ônibus que atualmente passam pela 14 de Julho, e que irão circular pela Rui Barbosa.

Anahi Gurgel, Kleber Clajus e Liniker Ribeiro | 21/08/2018 08:20
Novo Peg Fácil da Rui Barbosa está pronta, mas ainda não foi ativada. (Foto: Paulo Francis)
Novo Peg Fácil da Rui Barbosa está pronta, mas ainda não foi ativada. (Foto: Paulo Francis)

A transferência das rotas de ônibus e do “Peg Fácil” da Rua 14 de Julho está animando os comerciantes da Rua Rui Barbosa, embora não tenha prazo para acontecer. Com as obras do Reviva Campo Grande a mudança em quatro linhas que ainda passam pela via já foi três vezes adiada e agora não tem prazo.

De início, a ativação do Peg Fácil na Rui Barbosa iria acontecer no dia 8 de agosto, mas foi transferida para o dia 13 devido às chuvas que atingiram a Capital no período. Na data, a inauguração foi novamente alterada para o dia 16 e, neste dia, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) alegou que a estrutura ainda não estava concluída. Até a tarde desta terça-feira (21), nada havia mudado. 

No trecho da Rui Barbosa, entre a Dom Aquino e a Barão do Rio Branco, a estrutura já possui uma cabine para atendimento aos passageiros. Mesmo sabendo que a alteração é temporária, os comerciantes da região estão bastante otimistas. Por outro lado, ele afirmam que os passageiros reclamam da demora.

“Causa confusão, pois muitos acham que as linhas já foram alteradas. Eles perguntam quando vai começar a funcionar. Não sabemos responder, mas a expectativa com o aumento das vendas é muito boa”, afirma Rosilda Ferreira Monteiro, 39, proprietária de uma sorveteria.

“Muita gente questiona se os ônibus irão parar no Peg Fácil ou nos dois pontos adiante, que já funcionavam anteriormente às obras”, conta. A dúvida veio à tona porque uma das estruturas dos pontos foi reaproveitada para instalação da cabine da nova estação. 

Cabine foi instalada a partir de estrutura de ponto de ônibus já existente na Rui Barbosa. (Foto: Paulo Francis)
Cabine foi instalada a partir de estrutura de ponto de ônibus já existente na Rui Barbosa. (Foto: Paulo Francis)

Nos dois pontos de ônibus passam total de onze linhas, sendo sete em um e quatro no outro.

Rose Gonçalves, 50, que possui uma loja de roupas e calçadas na Rui Barbosa, também está animada com a transferência das rotas.

“Aumentando o fluxo, o reflexo nas vendas pode ser muito positivo. O único problema até agora é a demora dessa mudança, pois os usuários ficam perdidos. Tem gente que chega aqui já achando que a estação foi ativada”, relata.

De acordo com o diretor-presidente da Agetran, Janine Bruno, ainda está permitido o deslocamento pela 14 de Julho. "Somente quando ficar inviável, iremos mudar o itinerário. Tudo sera divulgado com antecedência", disse.

Reestruturação - Além desse Peg Fácil, a Prefeitura e o Consórcio Guaicurus estudam implantar outras estações de embarque temporárias na região central.

A ideia do consórcio é instalar outras estruturas na Rui Barbosa, principalmente entre a 15 de Novembro e a Avenida Afonso Pena, agregando linhas já em operação na via.

“Estamos estudando para que mais linhas da Rui Barbosa possam parar em um ponto comum, construir outro Peg Fácil temporário”, defende João Resende, presidente do consórcio.

A Agetran afirma que a instalação de novas estações requer estudos mais aprofundados, considerando o espaço e o grande fluxo de pessoas que utilizam o serviço.

“O ideal seria outro trecho, entre a Rua Maracaju e a Cândido Mariano, por exemplo, mas estamos estudando todos os espaços. De qualquer maneira, todos esses novos pontos só irão funcionar a partir do momento que o Pega Fácil da 14 de Julho estiver completamente desativado”, disse Janine.

Trecho da Rua 14 de Julho interditado na tarde desta terça (21). (Foto: Henrique Kawaminami)
Trecho da Rua 14 de Julho interditado na tarde desta terça (21). (Foto: Henrique Kawaminami)

Mudanças – Com as obras, serão alteradas temporariamente as rotas das linhas 080, 083, 085 e 087, bem como a transferência do Peg Fácil da 14 de Julho para a Rui Barbosa.

As linhas 085/Morenão - Júlio de Castilho e 087/Guaicurus – General Osório, que fazem itinerários pela Rua Rui Barbosa, entre as Ruas Hélio de Castro Maia e 15 de Novembro, devem seguir até a Rua Maracaju.

Os ônibus das linhas 080/Aero Rancho – General Osório e 083/Aero Rancho - Nova Bahia, que passavam pela 26 de Agosto, atualmente fazem desvio pela Rua 7 de Setembro, devem seguir pelas ruas 7 de Setembro, Rui Barbosa e Antônio Maria Coelho.

om as alterações, os pontos para embarque e desembarque serão localizados na Rua 7 de Setembro entre as ruas Calógeras e 14 de Julho, e também na Rua Rui Barbosa, entre Barão do Rio Branco e Dom Aquino.

Nos siga no Google Notícias