ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Audiência pública sobre crimes de trânsito reúne cerca de 200 pessoas

Elverson Cardozo | 20/04/2012 14:37
Encontro reuniu representantes de órgãos públicos, entidades e interessados e debater o tema. (Foto: Minamar Júnior)
Encontro reuniu representantes de órgãos públicos, entidades e interessados e debater o tema. (Foto: Minamar Júnior)

Cerca de 200 pessoas participaram na manhã desta sexta-feira (20), da audiência pública sobre crimes de trânsito. O evento foi realizado no plenário deputado Júlio Maia, na Assembléia Legislativa de Campo Grande.

O encontro reuniu representantes da PRE (Polícia Rodoviária Estadual), Corpo de Bombeiros, PM (Polícia Militar), demais entidades e órgãos públicos, além de interessados em debater o tema e que também apresentaram sugestões.

Para o proponente da audiência, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), “a discussão sobre álcool e direção deve ser aprofundada” e sair da esfera político-administrativa. Deve atingir todos os segmentos da sociedade, em especial, o ambiente familiar. Mochi declarou que “o acidente de trânsito nunca será aplaudido”.

Na pauta, “a importância da vida e de viver com qualidade”, “família e controle do álcool”, “crimes de trânsito e seus reflexos na segurança pública”, além de discussões sobre as campanhas publicitárias que estimulam o consumo de álcool, entre outros debates.

Diretor presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Carlos Henrique dos Santos Pereira, comentou sobre a atuação do órgão com relação à fiscalização.

Carlos Henrique disse que não falaria sobre as causas que levam aos acidentes de trânsito “porque tudo mundo sabe” e nem se prenderia à estatística de mortes. “Seja 1 ou seja 1 mil é importante”, afirmou, se referindo às perdas no trânsito.

Para o diretor “não existe acidente sem infração”. “Eu sai de casa alcoolizado e atropelei uma pessoa. É acidente?”, questionou, acrescentando que em 2011 o número de autos infrações emitidos passou dos 25 mil.

Representando a o comandante geral da PM (Polícia Militar), o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), Alírio Villasanti, falou sobre as campanhas educativas que o órgão desenvolve.

Os trabalhos, segundo Villasanti, são direcionados para locais onde a incidência de infrações são maiores.

O comandante da Ciptran declarou ainda que a PM trabalha para melhorar a qualidade de vida a população, mas considera que a sociedade precisa sair da “zona de conforto” e que os adultos têm de servir de exemplo às crianças.

Villasanti considera que Campo Grande está vivenciando uma mudança de comportamento, mas disse que é necessária uma fiscalização mais rigorosa.

No trânsito, declarou, precisa-se de mais cordialidade, solidariedade e respeito.

Nos siga no Google Notícias