ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Autoescolas terão que instalar câmeras e GPS em carros de aulas de direção

Luana Rodrigues | 16/02/2016 11:22
O sistema de monitoramento permitirá observar, em tempo real, todas as aulas e exames. (Foto: Arquivo/ Simão Nogueira)
O sistema de monitoramento permitirá observar, em tempo real, todas as aulas e exames. (Foto: Arquivo/ Simão Nogueira)

As autoescolas deverão cumprir uma nova determinação do Detran/ MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) que exige a instalação de câmeras e GPS nos carros usados em aulas e exames práticos de direção. De acordo com as novas regras, os aparelhos devem ser instalados até março deste ano.

Segundo o diretor-presidente do Detran, Gerson Claro, o objetivo é evitar fraudes na hora da realização das aulas e exames práticos para tirar a carteira de motorista. Quem não se adequar à regra, estará sujeito a penalidades administrativas.

O sistema de monitoramento permitirá observar, em tempo real, todas as aulas e exames e, por meio de um smartfhone, as informações serão lançadas diretamente no CCO(Centro de Controle Operacional) do Detran. Todas as imagens gravadas e permanecerão arquivadas por 90 dias.

Simulador - A partir deste ano passou a ser obrigatório o uso do simulador de direção veicular nas autoescolas para quem vai tirar carteira de motorista e dirigir carros de passeio, na Categoria B.

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em julho do ano passado, deu prazo até o dia 31 de dezembro de 2015 para que a exigência fosse implantada. Os motoristas que vão adicionar à habilitação a Categoria B também devem ter aulas no simulador.

O candidato que for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno. As demais cinco horas serão feitas no simulador de direção, sendo uma hora com conteúdo noturno. Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador.

No simulador, os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré. De acordo com o Contran, numa segunda etapa será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

Nos siga no Google Notícias