ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Capital terá mais 39 faixas de pedestres para frear acidentes

Aline dos Santos e Kleber Clajus | 07/04/2014 11:39
Com bonecos e agentes, campanha sobre faixa de pedestres foi feita hoje na Afonso Pena. (Foto: Cleber Gellio)
Com bonecos e agentes, campanha sobre faixa de pedestres foi feita hoje na Afonso Pena. (Foto: Cleber Gellio)

Trinta e nove pontos vão ganhar faixa de pedestre em Campo Grande. A maioria, onze, será na avenida Gury Marques, saída para São Paulo. Em seguida vêm as avenidas Eduardo Elias Zahran (cinco pontos), Afonso Pena (dois pontos) e Mato Grosso (dois pontos).

Nesta segunda-feira, marcada pelo retorno da campanha “Pedestre, eu cuido”, foi firmado convênio entre o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), Prefeitura de Campo Grande e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). O órgão estadual repassou R$ 750 mil, enquanto o município será responsável pela execução das obras.

“Os pontos contemplados são referentes às vias rápida, com grande fluxo e maior incidência de acidentes”, afirma o diretor-presidente do Detran, Calos Henrique Santos Pereira.

O recurso também vai custear a implantação de sinalização horizontal e vertical no entorno de 52 escolas, incluindo colégios estaduais, municipais e particulares.

De acordo com o diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, será lançada licitação e as ações começam em 60 dias. Segundo a chefe da divisão de Educação da agência, Ivanise Rotta, os pontos escolhidos para receber as faixas de pedestres são aqueles com grande fluxo de pessoas, como próximo a pontos de ônibus, e sem sinalização semafórica. “Em geral, os óbitos ocorrem fora das faixas de pedestres”, diz Ivanise.

“A questão do trânsito é problema de saúde pública, estamos abarrotados de casos de traumas. Vamos buscar outros recursos para reforçar a sinalização na Capital”, afirma o prefeito Gilmar Olarte (PP).

Lançada em 2011, a campanha “Pedestre, eu cuido” estava suspensa desde julho do ano passado, pois a Agetran não pintava as faixas. Agora, com a retomada, as ações de rua terão uma abordagem lúdica, com a participação de bonecos e músicas. Hoje, a mobilização foi na avenida Afonso Pena, em frente à Morada dos Baís.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) resguarda a segurança do pedestre. “Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica”.

A legislação frisa que o motorista tem que esperar a pessoa concluir a travessia da rua mesmo quando o sinal verde abre.

Nos siga no Google Notícias