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Capital

Com 17 acidentes e 5 mortes, motoristas querem rotatória na BR-262

Mariana Lopes | 15/08/2012 17:47

Desde que inaugurou, anel viário é considerado ponto crítico pela PRF (Fotos: Minamar Júnior)
Desde que inaugurou, anel viário é considerado ponto crítico pela PRF (Fotos: Minamar Júnior)

Desde janeiro deste ano, o cruzamento da avenida Lúdio Coelho com o anel viário da BR-262, em Campo Grande, foi cenário de 17 acidentes, que resultaram em 24 pessoas feridas e 5 mortas. Em alerta com os números, motoristas que corriqueiramente passam pelo trecho clamam por providências e sugerem uma rotatória no local.

“Não pode ter essa pista no meio do trevo, é melhor uma rotatória, porque daí não tem confusão, quem estiver na rotatória sabe que tem a preferência”, enfatiza o motorista Natal Manarim, de 59 anos.

Veterano nas pistas, ele compara o trevo da Lúdio Coelho a outro na mesma rodovia, na saída para Sidrolândia, onde há uma rotatória. “Pergunta quantos acidentes que tem lá... É pouco, se comparado ao tanto que tem aqui”, afirma Natal.

O trecho é considerado um ponto crítico entre as rodovias e a Polícia Rodoviária Federal acredita que o problema está na falha de sinalização e falta de atenção dos próprios motoristas.

Embora o cruzamento tenha as placas de “Pare” devidamente colocadas, a PRF aponta que os motoristas costumam parar somente na primeira placa e, por desatenção, não respeitam a segunda, para atravessar a rodovia.

Veterano nas pistas, Natal acredita que uma rotatória resolveria o problema
Veterano nas pistas, Natal acredita que uma rotatória resolveria o problema
Mesmo com sinalização, PRF afirma que os motoristas vêm embalados na avenida e ignoram as placas
Mesmo com sinalização, PRF afirma que os motoristas vêm embalados na avenida e ignoram as placas

Outro caminhoneiro que passa pelo anel viário praticamente todos os dias, Mayk Johnny Marques da Silva, 20 anos, também defende a ideia de colocarem uma rotatória no local. “Dirijo em rodovia desde os 18 anos, e nunca vi um trecho tão complicado. Dá medo passar aqui”, observa o rapaz.

Na última segunda-feira (13), quatro pessoas ficaram feridas em uma colisão ocorrida entre caminhão baú e uma carreta Scania. O motorista do caminhão foi fazer o retorno para voltar para a Lúdio Coelho, não respeitou a placa de “Pare” e colidiu com a carreta.

No início de agosto, o delegado Valmir Moura Fé, da 6ª Delegacia de Polícia Civil, o delegado encaminhou ofícios para o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), PRF (Policia Rodoviária Federal) e Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), pedindo providências em relação à quantidade de acidentes registrados no local.

Para o delegado, a rotatória também é uma das melhores alternativas para o problema. Sobre a alta velocidade registrada na maioria dos casos de acidentes, Moura Fé explica que isso acontece porque não há como os veículos grandes, que geralmente estão carregados, frear repentinamente na descida. A rodovia apresenta um alto número no tráfego de caminhões e carretas.

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