ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Velocidade é o que mais preocupa na abertura da Semana de Trânsito

Mariana Lopes | 18/09/2012 10:26
O governador André Puccinelli alertou para o alto índice de acidentes e disse que é preciso previnir (Foto: Minamar Júnior)
O governador André Puccinelli alertou para o alto índice de acidentes e disse que é preciso previnir (Foto: Minamar Júnior)

Em coro junto com todo o Brasil, Mato Grosso do Sul lançou a Semana Nacional do Trânsito, com o tema “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”, que busca conscientizar jovens de 18 a 25 anos a terem atitudes mais cautelosas enquanto estiverem na condição de motoristas.

A solenidade de abertura foi realizada na manhã de hoje, no plenário da Assembleia Legislativa de Campo Grande. Após os pronunciamentos das autoridades, foram iniciadas uma série de palestras sobre o tema.

De acordo com o diretor presidente do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), Carlos Henrique Santos Pereira, o tema da semana deste ano foi escolhido pelo Denatran (Departamento nacional de Trânsito) baseado no principal fator de risco que provoca os acidentes e mortes no trânsito do país.

“A alta velocidade é um problema que acontece no Brasil todo, mas veio a calhar com a situação local”, observa a chefe de educação de trânsito da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Ivanise Rotta.

O foco das ações durante a Semana Nacional do Trânsito é alertar os motoristas para o risco que a alta velocidade oferece, com palestras e blitz educativa em diversos pontos das 11 cidades do Estado que participam do movimento, sendo Três Lagoas, Mundo Novo, Eldorado, Naviraí, Dourados, Nova Andradina, Ivinhema, Bodoquena, Ponta Porã e Amambaí, além de Campo Grande.

Para o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), a solução do problema não está na punição aos condutores, mas sim na conscientização dos motoristas. “Do que adianta penalizar depois do óbito? As pessoas precisam ter consciência para que não tenham acidentes”, pontua o governador, que durante seu discurso na solenidade de abertura pediu a colaboração da sociedade e da imprensa.

O comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), tenente-coronel Alírio Vilassanti, garante que o efetivo da Polícia Militar de Trânsito estará durante toda a semana empenhado em ações de alerta para conscientizar a sociedade sobre os riscos da velocidade alta e enfatiza que a estratégia é educativa.

Programação - Na tarde de hoje, a partir das 14h, será realizado o Encontro com Coordenadores pedagógicos e diretores das Escolas Públicas de Campo Grande, no Grand Park Hotel, para divulgação da coleção "Rumo à Cidadania: educação de trânsito", do Denatran.

E à noite, às 18h, acontece a Teleconferência "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida", realizada pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp.

De 19 a 25 de setembro serão montados espaços informativos nos pontos mais movimentados da Capital, abordando o tema "Velocidade tem limite".

E no sábado (22) acontece no Camelódromo o Clube do Setinha, em parceria da Agetran e Sesau. No mesmo dia, os pedestres serão orientados sobre o uso correto das botoeiras nos semáforos.

Até o dia 30 de setembro acontece o ciclo de palestras online pelo site www.planetaead.com.br, com abordagem no tema “Violência no Trânsito: Causas e medidas de redução”, ministrada pelo comandante da Ciptran.

A Presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul (Cetran-MS), professora Regina Maria Duarte, palestra sobre a “Municipalização do Trânsito: procedimentos e benefícios”. E para finalizr o ciclo de palestras online, a gestora de Educação e Segurança de Trânsito do Detran/MS, professora Glaucimara Lopes Hova, fala sobre o processo de formação do condutor e o papel do CFC.

No dia 25 de setembro será realizada uma blitz educativa noturna na Avenida Afonso Pena com a Rua Rio Grande do Sul.

Estatísticas - Até julho deste ano, de acordo com dados do Detran/MS, foram registrados 6854 acidentes no trânsito de Campo Grande. Deste número, foram 3511 vítimas com lesões leves e graves, e 28 óbitos em acidente.

Nos siga no Google Notícias