ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Com pouca fiscalização, pedestre se arrisca e até decoração vira problema

Nesta tarde, com movimento maior por causa do fim de ano, equipe achou uma equipe da Agetran apenas

Kleber Clajus | 14/12/2017 19:31
Agentes foram localizados no cruzamento da Avenida Afonso Pena com 14 de Julho (Foto: Marcos Ermínio)
Agentes foram localizados no cruzamento da Avenida Afonso Pena com 14 de Julho (Foto: Marcos Ermínio)

Agentes de trânsito são raros, assim como vagas para estacionar na região central de Campo Grande rotineiramente. Com o movimento maior no fim de ano, principalmente depois da liberação do décimo-terceiro dos servidores públicos, falta respeito aos semáforos, há uso de celular ao volante, pedestre esquecendo da faixa e até decoração natalina atrapalhando motoristas.

A reportagem do Campo Grande News identificou, entre 14h e 15h, somente uma viatura da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho. Conforme o diretor-presidente da agência, Janine de Lima Bruno, o efetivo de 45 agentes se mantém circulando.

“Não estamos em um ponto fixo, em alguns casos está a viatura e em outros uma van distribui os agentes para atuar a pé. Dentre as ocorrências o campeão absoluto é das pessoas que furam o sinal vermelho e falam ao celular”, explicou Janine. “Atuamos em parceria com a Guarda Municipal e o Batalhão de Trânsito por não ter muitos agentes”.

Falhas nos semáforos, decorrentes de problemas com energia elétrica, acabam ainda listados como justificativa para a sensação de pouca presença da Agetran no fim do dia. “Mais importante é ter equipe em semáforo não funcionando do que no estacionamento rotativo”, pontuou o diretor-presidente. “Estamos na rua com força máxima até às 00h”.

Motoristas perderam 16 vagas para estacionar na área central por conta de decoração (Foto: Marcos Ermínio)
Motoristas perderam 16 vagas para estacionar na área central por conta de decoração (Foto: Marcos Ermínio)
Área ocupada 'protege' pedestres, que acabam atravessando a via fora da faixa (Foto: Marcos Ermínio)
Área ocupada 'protege' pedestres, que acabam atravessando a via fora da faixa (Foto: Marcos Ermínio)

Menos vagas - Há opiniões divergentes quanto às luminárias, com inspiração japonesa, instaladas em trechos da 14 de julho pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) e a prefeitura do município. Isso porque as 16 estruturas com motivos natalinos ocupam uma vaga do escasso espaço para estacionamento na área central.

A doméstica Maria Socorro Gonçalves, 58 anos, disse que os enfeites ficaram bonitos, possibilitando aos pedestres mais segurança na hora de atravessar no meio da rua. A alternativa, no entanto, possui os dias contados. Resolução do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em outubro, regulamentou multa de R$ 44,19 aplicada a quem não utilizar a faixa de pedestres. Punição era prevista há dez anos, mas só vale a partir de 2018.

No caso do jardineiro Leandro Almeida, 31 anos, a decoração exigiu caminhar 750 metros até a loja que compraria presente ao seu filho de 4 anos. Seu veículo acabou estacionado próximo a Avenida Fernando Corrêa da Costa por não encontrar vaga no entorno da Dom Aquino. “Por essas questões prefiro comprar no meu bairro, o Aero Rancho”, declarou.

Nos siga no Google Notícias