ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Com radares previstos para setembro, arrecadação de multas cai 36%

Aline dos Santos e Yarima Mecchi | 07/06/2017 09:20
Radares fixos foram desativados há seis meses em Campo Grande. (Foto: André Bittar)
Radares fixos foram desativados há seis meses em Campo Grande. (Foto: André Bittar)

Os radares devem ser reativados em Campo Grande no mês de setembro. A previsão é da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a partir da projeção de que o edital de licitação para os equipamentos seja publicado ainda em junho.

“Acredito que deve instalar entre agosto e setembro”, afirma o diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno. O valor do teto do procedimento licitatório não foi revelado.

Mesmo sem o edital, a expectativa é de uma licitação disputada. “Como é radares, lombadas, tem muita concorrência das empresas e impugnação”, diz. Campo Grande está com os radares fixos desativados desde dezembro do ano passado.

Já o “Olho Vivo”nos semáforos deixou de funcionar desde abril de 2016. O dispositivo fiscaliza avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e velocidade. Eram 106 faixas de rolamento com essa modalidade de controle.

Dinheiro - Além do perigo para o trânsito, a desativação dos equipamentos eletrônicos impacta nos cofres da prefeitura. Conforme o Portal da Transparência, a projeção para 2017 era arrecadar R$ 31,9 milhões.

Segundo Janine, a projeção não será real devido à desativação dos radares. Até o começo de junho, a arrecadação totalizou R$ 4,6 milhões. Ou seja, até a metade do ano a prefeitura obteve apenas 14% do valor previsto.

Na Capital, somente seguem ativas as lombadas do Parque dos Poderes, administradas pelo Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), e os radares móveis da prefeitura.

Nos siga no Google Notícias