ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Condutores de ciclomotores poderão ser multados pelo Detran

Jorge Almoas | 18/01/2011 15:53

Uma briga se arrasta na justiça por conta da fiscalização e aplicação de multas de veículos ciclomotores.

O sindicato que representa os usuários desse tipo de transporte conseguiu liminar em 7 de janeiro para suspender a multa e apreensão ao uso de ciclomotores, mas em segunda instância a liminar foi derrubada e o Detran poderá vistoriar tal classe de veículos.

Em 7 de janeiro, o juiz Amaury da Silva Kuklinski concedeu medida liminar ao Sindicato Profissional dos Trabalhadores, Condutores em Motocicletas, Entregadores, Similares sobre Duas e/ou Três Rodas Motorizadas.

Na decisão de 1° instância, os órgãos de fiscalização (no caso Agetran – Agência Municipal de Transporte e Trânsito – e Detran – Departamento Estadual de Trânsito) deveriam se abster da apreensão e multa dos ciclomotores, por falta de registro, licenciamento ou autorização para conduzir.

Os agentes de trânsito se limitariam a orientar os proprietários e condutores quanto aos itens de segurança e condução no trânsito.

Porém, no dia 13 de janeiro, o desembargador Paulo Alfeu Puccinelli, suspendeu os efeitos da liminar e a fiscalização pode retornar.

Em julho de 2010, o Campo Grande News noticiou que o registro e licenciamento dos veículos ciclomotores ficaria a cargo do Detran. À época, o diretor da Agetran, Rudel Trindade Júnior, justificou que a prefeitura não poderia investir para fiscalizar apenas uma classe de veículo.

Pelo Código Brasileiro de Trânsito, ciclomotor é o veículo de duas ou três rodas, com de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e com velocidade máxima de 50 quilômetros por hora.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) equiparou os cicloelétricos aos ciclomotores, considerando que os cicloelétricos é provido de motor de propulsão elétrica com potência de 4 KW (quatro quilowatts). Inclui-se, neste caso, a bicicleta dotada originalmente de motor elétrico.

Nos siga no Google Notícias