ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Detran aposta em anjos na balada para mudar comportamento de jovens

Nicholas Vasconcelos | 15/06/2012 23:37

Anjos da Night tentam lembrar motoristas que álcool e direção não combinam.

Atores vestidos de anjo abordam motoristas na porta da festa junina da Anhanguera Uniderp. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Atores vestidos de anjo abordam motoristas na porta da festa junina da Anhanguera Uniderp. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Jovens motoristas são o alvo dos anjos do Detran. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Jovens motoristas são o alvo dos anjos do Detran. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Combater a combinação álcool e direção com educação é a estratégia adotada pelo Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) para reduzir o número de mortes e acidentes de trânsito em Campo Grande. Nesta sexta-feira (15) a ação “Anjos da Night” foi levada para a entrada da festa junina da Anhanguera/Uniderp para reforçar que bebida e direção devem ficar afastadas.

Dados do Detran/MS revelam que só no mês de maio a Capital de Mato Grosso do Sul registrou 18 mil infrações de trânsito, 40% dessas ligadas ao excesso de velocidade e principalmente na avenida Afonso Pena, onde três morreram nas duas últimas semanas.

“O maior desafio é mudar a cultura, os valores dos motoristas. Nós investimos na educação de trânsito desde cedo, mas é preciso que o motorista recém saído do centro de formação continue com comportamento seguro”, afirma Elizabeth Félix, diretora de Educação e Habilitação de Trânsito do Detran.

Segundo Elizabeth, a maior parte dos envolvidos nos acidentes é formada por aqueles que já deixam a habilitação provisória e estão com a habilitação há no máximo cinco anos. No grupo dos motoristas que têm a CNH provisória, o índice dos que se envolvem em acidentes é de 6%. Entre um e cinco anos esse índice sobe para 26% dos envolvidos.

Elizabeth Félix alerta que motoristas têm de continuar com comportamento seguro. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Elizabeth Félix alerta que motoristas têm de continuar com comportamento seguro. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Entre os jovens abordados pelos atores vestidos de anjos, todos dizem não beber depois de dirigir e apoiar a iniciativa.

“Tem que ter controle, tem muito acidente com motociclista e quem dirige tem que ter consciência de que não pode beber porque vai dar errado”, afirma o motociclista Everton Juliano, de 19 anos. É na faixa etária e no meio de transporte dele em que estão 4 das 5 vítimas fatais do trânsito da Capital no mês de maio.

Com a frase “Sua vida é a melhor balada”, os anjos tentam convencer os motoristas que a melhor saída depois da festa é voltar para casa de táxi, eleger o motorista da rodada que não vai beber ou mesmo voltar de carona.

O representante comercial Francisco Ávila, de 54 anos, levou a filha universitária para a festa junina e defende a iniciativa. “Isso é muito bom, tem de ser incentivado para evitar esses acidentes”, declarou.

Entre os jovens motoristas na porta da balada também há que cobre maior fiscalização por parte do poder público. “Resolve pouco, mas acho que pelo menos é uma iniciativa pra tentar mudar”, aponta a estudante Marcela Leal, de 22 anos.

A próxima ação dos “Anjos da Night” é neste sábado (16) na entrada da festa junina da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Nos siga no Google Notícias