ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Dia mundial sem carro terá passeio noturno de bicicleta amanhã

Marta Ferreira | 21/09/2011 16:37

Prefeito poderá participar do passeio, que é realizado pelo segundo ano

No ano passado, prefeito foi trabalhar usando bicicleta. (Foto: João Garrigó)
No ano passado, prefeito foi trabalhar usando bicicleta. (Foto: João Garrigó)

Um passeio noturno de bicicleta é a única atividade prevista em Campo Grande para amanhã, Dia Mundial Sem Carro, convocação mundial para que as pessoas troquem os veículos motorizados por outras opções de transporte coletivo.

O passeio, organizado pela loja Gilmar Bicicletas, tem cerca de 250 participantes e poderá ter a presença do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), e de outras autoridades.

A participação de Trad está dependendo da agenda dele para amanhã. No ano passado, ele foi trabalhar de bicicleta em lembrança à data.

A saída do passeio será na loja, na avenida Fábio Zahran, às 19h. É o segundo ano de realização.

Mobilidade e meio ambiente-O Dia Mundial Sem Carro é uma tentativa de conscientizar as pessoas parar usar menos os veículos automotores com dois apelos principais: a melhoria do trânsito e o combate à poluição do meio ambiente.

Na avaliação da chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Evanise Rotta, é uma data que pode ajudar as pessoas a entender que optar por outras opções de transporte pode melhorar a mobilidade e o meio ambiente.

A mobilização se refere apenas aos carros, mas Evanise lembra que as motos também devem ter seu dia de descanso amanhã. Na avaliação da especialista, o veículo, além de inseguro e de transportar apenas duas pessoas, polui tanto ou mais do que um carro.

Em Campo Grande, a frota de veículos beira os 400 mil, para uma população que está chegando a 800 mil, ou seja, há um veículo para cada duas pessoas. Desse total, mais de 90 mil são motocicletas, o veículo utilizado pela maioria das pessoas que morrem em acidente de trânsito.

Nos siga no Google Notícias