ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Em MS, 196.191 condutores podem pedir CNH digital gratuitamente

Nyelder Rodrigues | 22/01/2018 22:47

Dos 1.134.551 condutores habilitados em Mato Grosso do Sul, 196.191 já possuem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com QR Code e podem solicitar gratuitamente o documento digital. Desse grupo, 71.597 condutores estão em Campo Grande - de um total de 413.116 habilitados.

A CNH Digital está liberada desde quarta-feira (17) no Estado, sendo o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) o oitavo a disponibilizar a versão no país.

Nesse período, 242 emissões da CNH digital foram concluídas com sucesso no Estado, garantindo praticidade aos condutores, pois ele é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

A CNH-e é disponibilizada para os condutores que possuem a habilitação impressa a partir do dia 2 de maio de 2017, data em começaram a ser impressas a última versão da CNH, com um código de barras bidimensional, conhecido como QR (Quick Response) Code no verso do documento.

A versão impressa continuará sendo emitida, mas o condutor poderá dirigir tanto com a CNH impressa, como também com a CNH-e. Nesse caso, deverá atentar para o funcionamento de seu smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada.

Caso isso aconteça, o condutor será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.

Nos siga no Google Notícias