ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Emenda acaba com confusão de nomes de profissionais de moto, diz deputado

Bruno Chaves | 11/12/2013 17:18

Aprovada hoje (11) na Câmara dos Deputados, a emenda do deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) ao Projeto de Lei 2865/11 estende a todos os trabalhadores em motocicleta o direito de receber 30% de periculosidade sobre o salário da carteira. Antes da emenda, existia confusão com a denominação motoboys, motoentregadores, motofretistas e mototaxistas.

A emenda de Trad substitui a expressão “trabalhadores mototaxista, motoboy e de motofrete” pela expressão “trabalhador em motocicleta”, no artigo 193 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o que evitará demandas judiciais de trabalhadores que solicitarão o tratamento isonômico.

“Essas profissões tem denominações diferentes dependendo da região. Em São Paulo, por exemplo, a categoria é dos motoboys. Em Mato Grosso do Sul, a denominação é outra, moto-entregador. O objetivo é tornar a proposta mais clara, sem margem a dúvida, sobre quem de fato tem direito a periculosidade”, disse o parlamentar.

Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, Fábio Trad analisou a aprovação da emenda como uma vitória dos trabalhadores em motocicleta que prestam serviços diariamente à sociedade se expondo aos riscos da violência do trânsito, especialmente nos grandes centros urbanos.

“Recebemos esta demanda do Sindicato da categoria no Estado e prontamente assumimos o compromisso de defender a proposta junto aos colegas de parlamento”, afirmou.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito mostram em um período de 13 anos (entre 1998 e 2011), as mortes por acidentes com motocicletas cresceram 610%, refletindo o aumento de 410% na frota de motocicletas. Em Mato Grosso do Sul 36% das mortes do trânsito são de motocicletas.

Nos siga no Google Notícias