ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Empresa quer se reunir com prefeitura sobre cobrança de inspeção veicular

Suspensão do contrato ocorreu após MPE acusar o município de favorecer o grupo no edital; Falta de uma sede e centro de inspeção, inclusive, já haviam sido alvo de discussão

Danielle Valentim | 14/03/2018 12:10
Reportagem foi até o endereço informado pelo consórcio, na Avenida Euler de Azevedo, Parque dos Laranjais, 4178, onde encontrou apenas um barracão sem fachada. (Foto: Saul Schramm)
Reportagem foi até o endereço informado pelo consórcio, na Avenida Euler de Azevedo, Parque dos Laranjais, 4178, onde encontrou apenas um barracão sem fachada. (Foto: Saul Schramm)

O Consórcio Inspecionar Ambiental Veicular SPE - Ltda, vencedor de uma licitação que estava suspensa, pretende se reunir com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, o quanto antes, para decidir sobre tabela de valores e cronograma de cobrança da vistoria. No entanto, decisão da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que derrubou suspensão do contrato, ainda cabe recurso do MPE/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

O processo de suspensão começou a tramitar em 2013, quando o MPE (Ministério Público Estadual) acusou o município de Campo Grande de colocar cláusulas no edital que inviabilizaram a concorrência. À época, apenas a Inspecionar Ambiental se candidatou.

Suspensão - No dia 27 de janeiro de 2015, o desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, atendeu pedido formulado pelo MP, concedeu liminar e suspendeu o contrato de concessão de serviço de inspeção que envolve o Detran, o Município de Campo Grande e o Consórcio.

No dia 7 de dezembro de 2016, o juiz David de Oliveira Gomes Filho também acatou o pedido do Ministério Público por acreditar que a licitação foi direcionada. A Inspecionar recorreu.

Revogação - Desta vez, a maioria dos desembargadores da 5ª Câmara Cível teve uma opinião diferente. Para eles, a exigência dos terrenos livrou o município de ter de arcar com as áreas.

Conforme o acórdão (decisão tomada em conjunto por todos os magistrados), o trecho da lei que veda a comprovação de bens só “faz sentido em serviços ou obras de pequena monta, pois equipamentos e instalações de canteiro podem ser facilmente adquiridos sem maiores percalços”.

Ao Campo Grande News, o advogado Thiago Vinícius Corrêa Gonçalves, que representa o Consórcio, explicou que ainda não há uma data prevista para início da cobrança, pois ainda será elaborado um estudo com a Prefeitura Municipal. Em 2012, o valor previsto de cobrança era de R$ 67 por veículo.

“Temos de nos reunir para elaborar um novo estudo e decidir sobre valores e cronograma de cobrança. O contrato agora deve ser cumprido, mas ainda cabe o recurso por parte do ministério público”, disse.

Além de acusar a prefeitura de favorecer o consórcio, o MP pontuou na ação que um dos requisitos para concorrer ao serviço era a posse de um terreno de pelo menos 10 mil metros quadrados - para a construção do centro de inspeção - e outras duas áreas como opção no caso de a primeira ser reprovada no licenciamento.

A defesa do consórcio admite que a falta da sede foi objeto de discussão do ministério e um dos principais motivo da ação. À reportagem, o administrador Eduardo Pinheiro pontuou os “mais de seis anos de suspensão” e que com o contrato parado não havia obrigação da construção de um centro de inspeção.

No endereço do escritório, a reportagem encontrou apenas um barracão sem fachada e uma conta de energia em nome do consórcio.(Foto: Saul Schramm)
No endereço do escritório, a reportagem encontrou apenas um barracão sem fachada e uma conta de energia em nome do consórcio.(Foto: Saul Schramm)

“Temos um escritório em Campo Grande que nunca parou de funcionar. No entanto, como o contrato foi suspenso não ficamos mais obrigados a montar o centro de inspeção. O consórcio mantém um pequeno escritório para receber notificações, inclusive de processos”, disse.

A reportagem foi até o endereço informado pelo consórcio, na Avenida Euler de Azevedo, Parque dos Laranjais, 4178, onde encontrou apenas um barracão sem fachada e uma conta de energia em nome do consórcio. O consórcio é formado pelas empresas Ivex Inspeção Vepicular, Otimiza Sistemas e Cotran Controle de Transportes.

O Campo Grande News entrou em contato com o Procurador-Geral do município de Campo Grande, Alexandre Ávalo Santana, que informou ainda não ter sido notificado sobre a decisão do TJ/MS.

Nos siga no Google Notícias