ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Falar ou teclar no celular é infração, mas regra é violada em cada esquina

Aliny Mary Dias | 04/06/2014 09:32
Falar ao celular tira atenção do motorista e pode resultar em acidentes (Foto: Marcos Ermínio)
Falar ao celular tira atenção do motorista e pode resultar em acidentes (Foto: Marcos Ermínio)
Mexer em smartphones também é comum nas ruas (Foto: Cleber Gellio)
Mexer em smartphones também é comum nas ruas (Foto: Cleber Gellio)

Encontrar motorista e até motociclista usando aparelho celular enquanto dirige ou pilota é tão comum que muitos condutores não se sentem infringindo as leis de trânsito. Cruzamentos movimentados do Centro e ruas tranquilas dos bairros de Campo Grande são palco de situações que chamam a atenção pela distração que falar ao celular ou mexer no aparelho causa no motorista.

Para constatar as infrações, a reportagem foi até as ruas do Centro da cidade e em poucos minutos é possível perder as contas de quantos motoristas abusam da sorte. No cruzamento da Avenida Afonso Pena, uma das mais movimentadas da cidade, com a Rua Bahia, no Jardim dos Estados, o desrespeito é frequente em vários perfis de condutores.

Falar ao celular faz parte do costume de homens e mulheres independente da idade, é normal encontrar até idosos usando o aparelho enquanto dirigem. E o abuso é tão grande em alguns casos que por pouco um motorista que seguia pela Afonso Pena e fez uma conversão na Rua Bahia não perdeu o controle ao fazer a manobra. Tudo porque virar o volante, acionar a seta e mudar a marcha é muita função para apenas uma das mãos.

Outros motorista chegam a dirigir sem nenhuma das mãos segurando o volante porque uma segura o aparelho e outra gesticula com o outro lado da linha. Em outros casos, os motoristas não se preocupam em usar a faixa da esquerda, destinada ao fluxo rápido, enquanto falam ao celular e acabam deixando o tráfego mais lento, principalmente nos horários de pico.

Até motorista de caminhão usa celular enquanto conduz o veículo pesado (Foto: Marcelo Victor)
Até motorista de caminhão usa celular enquanto conduz o veículo pesado (Foto: Marcelo Victor)

Outra situação bastante comum entre os jovens e motoristas adultos é mexer nos smartphones enquanto conduzem o carro ou a motocicleta. Muitos não conseguem ficar alguns minutos “offline” e também protagonizam infrações de trânsito.

No cruzamento da Rua 25 de Dezembro com a Avenida Mato Grosso, região de intenso fluxo de carros, motoristas têm a atenção “roubada” pelos aparelhos. Para quem passa todo o dia pelo trecho e vê as cenas, o que resta é a indignação.

“Eu não sei como essas pessoas conseguem dirigir e não largar o celular. Isso é muito perigoso, pode causar acidente sério e muitos não têm consciência disso”, explica Valter Arruda, 55 anos e motorista há pelo menos 30 anos.

Por outro lado, há aqueles que admitem usar o aparelho, mas garantem que usam o celular com moderação. “Para falar a verdade, eu já usei, mas são poucas vezes, são ligações urgentes que eu preciso atender. Agora ficar grudado no aparelho igual muitos que eu vejo eu nunca fiz”, afirma a vendedora Júlia de Souza Farias, 32 anos.

Nos dois primeiros meses desse ano, notificações de casos aumentaram (Foto: Marcos Ermínio)
Nos dois primeiros meses desse ano, notificações de casos aumentaram (Foto: Marcos Ermínio)

Números – Apesar de a situação ser comum nas ruas, na teoria os autos de infrações têm diminuído. De acordo com levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), de janeiro a maio desse ano foram 8.647 notificações a condutores, número 5,3% menor que o mesmo período do ano passado.

De janeiro a maio de 2013, foram 9.140 autos de infrações que chegaram até o órgão. Apesar da diminuição nos cinco meses, o primeiro bimestre deste ano teve mais registros. Em janeiro houve 2.028 mil e em fevereiro 1.906 mil infrações. No ano passado, em janeiro foram 1.739 notificações e 1.696 mil em fevereiro.

Durante todo o ano passado, o Detran contabilizou 25.283 autos de infração onde motoristas dirigiam falando ao celular.

Segundo o departamento, os motoristas podem recorrer da notificação e só depois do processo finalizado o auto pode se transformar em multa, que penaliza o condutor em 4 pontos na carteira e a conta ao condutor é R$ 85,13.

Nos siga no Google Notícias