ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Falta de manutenção pode ser causa de colisões que mataram 19 em MS

Aliny Mary Dias | 26/12/2013 10:39
Em um dos acidentes, mãe e duas crianças morreram carbonizadas (Foto: Edição de Notícias)
Em um dos acidentes, mãe e duas crianças morreram carbonizadas (Foto: Edição de Notícias)

Em 10 dias, cinco colisões seguidas de incêndio mataram 19 pessoas e marcaram o período das festas de fim nas rodovias de Mato Grosso do Sul. A falta de manutenção pode ser a principal causa das chamas que mataram várias vítimas queimadas após os acidentes.

Em um levantamento do Campo Grande News, do dia 14 até o dia 24 de dezembro, cinco acidentes, que acabaram sendo agravados em razão de incêndios, foram registrados em Mato Grosso do Sul.

O engenheiro mecatrônico Jair Ferreira explica que os veículos são fabricados com um sistema que evita a propagação das chamas em caso de acidentes. “Todos carros tem um sistema que desativa a bomba de combustível em caso de acidente ou capotagem. Outros possuem um dispositivo que corta a ignição e a alimentação do carro”, afirma.

Outro detalhe que pode aumentar as chances de incêndio é o reservatório de partida frio, recipiente localizado próximo da bateria do carro e que armazena gasolina para auxiliar na partida em dias frios ou em carros movidos a álcool.

“É muito importante fazer uma manutenção preventiva nos veículos porque rachaduras em mangueiros ou no próprio reservatório podem causar incêndios caso o combustível entre em contato com uma centelha”, completa.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para que algumas causas do aumento dos acidentes seguidos de incêndio pudessem ser informados, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.

Tragédia - O primeiro acidente que envolveu incêndio ocorreu no dia 14 na BR-060. Um veículo Siena pegou fogo depois de colidir em uma caminhonete. O motorista do carro, Jean Carlos Pereira, e a filha de três anos morreram no hospital de Chapadão do Sul.

A mais grave das colisões ocorreu no dia 17 e 11 pessoas morreram. A batida entre uma van com comerciantes de Três Lagoas e uma carreta ocorreu na BR-267, depois da batida a van pegou fogo e explodiu.

Outro acidente foi registrado no último dia 20 e vitimou duas crianças e uma mulher carbonizadas, a colisão ocorreu na BR-163. A Blazer onde as crianças estavam era conduzida pela mãe das vítimas e colidiu de frente com um caminhão-baú. O carro de passeio pegou fogo depois da batida e ficou totalmente destruído.

No domingo (22), um motorista de 47 anos e um bebê morreram depois que o Fiat Doblô onde eles estavam bateu em uma árvore e pegou fogo. O acidente ocorreu na BR-267 em Nova Andradina. Outras quatro pessoas que estavam no veículo ficaram feridas sem gravidade.

O último acidente com incêndio no Estado foi registrado na segunda-feira (23) e duas pessoas não resistiram aos ferimentos e morreram. A colisão entre um Celta e um Opala ocorreu na BR-163 próximo de Jaraguari. Um casal morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas.

Alta velocidade é uma das causas de acidentes violentos (Foto: Dourados Agora)
Alta velocidade é uma das causas de acidentes violentos (Foto: Dourados Agora)
Acidente entre Van e Carreta matou 11 pessoas (Foto: Radio Caçula)
Acidente entre Van e Carreta matou 11 pessoas (Foto: Radio Caçula)
Nos siga no Google Notícias