ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Identificação biométrica de alunos de autoescolas começa a partir de amanhã

Francisco Júnior | 18/09/2011 21:50

A exigência do sistema iBio foi publicada no início de agosto. Os alunos serão monitorados por câmera, além de leitura das impressões digitais. A adesão será feita por lotes de dez em dez, até chegar a 46 locais

Dez centros de formação de condutores começam amanhã (19) a fase treinamento do sistema de biometria, instituído em agosto pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A identificação biométrica dos alunos foi criada para evitar fraudes no curso teórico para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

No início da aula, o instrutor vai registrar sua digital no leitor biométrico e, em seguida, todos os alunos. No decorrer do módulo de estudo, de forma aleatória, o sistema vai sortear algumas pessoas para revalidarem a presença com nova leitura das digitais. Ao término da aula, todos devem fazer novo registro. A tolerância será de dez minutos depois do horário programado para a aula, com recálculo do tempo.

A exigência do sistema iBio foi publicada no início de agosto. Os alunos serão monitorados por câmera, além de leitura das impressões digitais. A adesão será feita por lotes de dez em dez, até chegar a 46 locais.

As dez primeiras autoescolas que terão o sistema implantado são: Alfa, Alternativa, Campo Grande, Grand Prix (Aero Rancho), Grand Prix ( Mata do Jacinto), Kapital Pioneira, Kapital Tiradentes, Lacerda (Jardim Leblon), São Cristóvão e Vitória (Coophavila II).

O Centro de Formação que não cumprir as novas exigências poderá ser punido com advertência, suspensão de atividades, cancelamento do registro e da licença funcional dos profissionais vinculados ou responder processo administrativo.

De acordo com o Detran, depois de Campo Grande, o sistema será implantado em Dourados e Três Lagoas.

Nos siga no Google Notícias