ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Moradores reclamam de falta de sinalização na Avenida Tiradentes

Paula Vitorino | 06/06/2011 13:27

Em Escola, alunos não tem faixa de pedestre para travessia

Placa indica escola, mas faixa de pedestre está apagada. (Foto: João Garrigó)
Placa indica escola, mas faixa de pedestre está apagada. (Foto: João Garrigó)

Sem faixa de pedestre e sinalização em diversos trechos, morar ou estudar na Avenida Tiradentes – bairro Taveirópolis – é uma tarefa difícil em Campo Grande. As reclamações dos moradores são diversas, mas os principais problemas são o abuso na velocidade e a dificuldade para a travessia da via.

A reportagem do Campo Grande News ainda flagrou uma motociclista cortando caminho e seguindo pela Avenida na contra-mão, até chegar na 26 de Agosto e virar.

Já no início da Avenida, no cruzamento com a Duque de Caxias, a Escola Estadual Guia Lopes não conta com nenhuma sinalização. Uma placa indicativa de escola, mostrando duas pessoas passando por uma faixa, até existe, mas falta a passarela de pedestre, que está apagada na via.

“Sempre foi assim. Acho ridícula essa situação”, desabafa a inspetora da escola há 11 anos, Ana Paula da Silva.

A funcionária conta que os alunos têm de “se virar” para atravessar a avenida e ainda questiona “em escola particular tem quebra-molas, guardinha e tudo mais. Por que aqui não tem?”.

Na frente da escola, uma parte do canteiro derrubado é a prova do desrespeito dos motoristas. "Um motorista desgovernado entrou aqui", conta.

De acordo com a inspetora, a hipótese de uma lombada eletrônica já foi descartada pelos órgãos de segurança, mas os funcionários pedem ao menos uma passarela elevada – junção da faixa de pedestre com quebra-molas.

Travessia - A dificuldade em atravessar a Avenida também é um problema de moradores vizinhos. “Com sorte, é pelo menos cinco minutos de espera para conseguir atravessar”, conta Keliane Ribeiro Ferreira, de 38 anos, que mora próximo ao cruzamento com a 26 de Agosto.

A professora Maria Raimunda Bonfim, de 36 anos, que é vizinha do cruzamento, afirma que falta “uma sinalização para o pedestre poder atravessar a via”.

Mas a moradora da Avenida diz que ao menos uma placa indicando a velocidade permitida na via já seria um passo para resolver o problema.

“Os motoristas passam com tudo aí. Não tem nada para brecar a velocidade”, afirma.

A via rápida e limpa de obstáculos atrapalha até a entrada e saída de veículos nas casas da Avenida, segundo Keliane. “Para poder sair de casa é uma dificuldade grande”, diz.

Cruzamento tem fluxo intenso de veículos. Faixas de sinalização estão apagadas.
Cruzamento tem fluxo intenso de veículos. Faixas de sinalização estão apagadas.
Motociclista foi flagrada seguindo cortando caminho pela contra-mão, no cruzamento da Avenida Tiradentes com a Rua 26 de Agosto.
Motociclista foi flagrada seguindo cortando caminho pela contra-mão, no cruzamento da Avenida Tiradentes com a Rua 26 de Agosto.

Semáforo - Ainda no cruzamento da 26 de Agosto e também com a Avenida Salgado Filho, o problema é a travessia de veículos. “Você chega a ficar 20 minutos parado ali para conseguir passar”, garante o motorista João Medina, de 67 anos.

Para os moradores, os dois cruzamentos precisam de semáforos. O fluxo de veículos é intenso nos dois trechos, principalmente no horário de pico. “Depois das 16h é um inferno para passar ali. Tem muitos veículos”, afirma.

Resposta - O diretor de trânsito da Agetran, Janini de Lima Bruno, informou que a sinalização em torno da Escola Estadual Guia Lopes será feita juntamente com a conclusão das obras na Avenida Duque de Caxias.

Ainda não há previsão para os serviços e também detalhes sobre os equipamentos que devem ser instalados, mas ao menos uma faixa de pedestre será feita.

Já a sinalização horizontal de toda a Avenida Tiradentes deve ser feita em julho, como parte das ações da Agetran em vias movimentadas. A Agência também deve implantar um semáforo na Salgado Filho, com possibilidade de radar acoplado, mas não existe prazo para a instalação.

No entanto, Janini esclareceu que não existe possibilidade de colocar quebra-molas na Avenida.

“Quando colocarmos o semáforo na Salgado Filho já vai diminuir a velocidade na via e colocamos também a faixa de pedestre. Agora a colocação de outras faixas de pedestre e radares eletrônicos precisa ser estudada”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias