ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Motoentregadores reclamam para retirar "gaiolinhas" de veículos

Paula Maciulevicius | 14/03/2011 18:35

Categoria diz que novas regras causarão lentidão no trânsito

Categoria discutiu questão polêmica com a Agetran. (Foto: Simão Nogueira)
Categoria discutiu questão polêmica com a Agetran. (Foto: Simão Nogueira)

Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para regulamentar o serviço de motoentregadores e mototaxistas causa polêmica em Campo Grande. Representantes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Sest (Serviço Social do Transporte)/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), motoentregadores autônomos e empresários revendedores de gás de cozinha de Mato Grosso do Sul se reuniram esta tarde para discutir a regulamentação da atividade.

A Resolução 356 do Contran, que entra em vigor no dia 04 de agosto de 2011, regulamenta a Lei 12.009, estabelece dispositivos de segurança para motofrete e mototáxi.

Seguindo a lei, as motocicletas e motonetas destinadas ao transporte de mercadorias deverão estar dotadas de dispositivos para a acomodação da carga, podendo ser fechado, tipo baú, ou aberto, modelo grelha, alforjes, bolsas, ou caixas laterais, desde que atendidas às dimensões máximas fixadas pelo Contran e as especificações do fabricante do veículo.

Para os profissionais que transportam gás, a lei tem causado polêmica. A tradicional “gaiolinha” entra na proibição e a mercadoria, de acordo com a lei, deve ser transportada por um sidecar, dispositivo de transporte acoplado ao lado da moto e que deixa o veículo com três rodas.

O empresário Valfrido Pereira do Prado, proprietário de uma revendedora de gás na Capital prevê mais tempo e o problema que vai surgir. “Com a moto o gás chega em 15 minutos. Se tiver que transportar no sidecar, primeiro que ele ocupa o espaço de um carro. Perde a agilidade e pode levar até uma hora, dependendo do lugar de entrega. É o que vai acontecer, um problema social", reclama.

Para o representante da categoria, Pedro Carlos Nantes, a classe não está contra a lei, só quer que faça um estudo em cima das condições para aplicá-la.

Segundo o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade, a reunião teve objetivo de esclarecer as dúvidas da categoria, levantar sugestões e encaminhá-las pessoalmente ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), solicitando análise de questões do transporte de carga.

Conforme a Resolução, para exercer a atividade o profissional deverá registrar o veículo na categoria aluguel junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Os motociclistas profissionais e passageiros deverão utilizar capacete, com viseira ou óculos de proteção e faixas refletivas.

O motociclista deverá ter no mínimo 21 anos, possuir habilitação na categoria “A”, por pelo menos dois anos, e ser aprovado em curso especializado profissionalizante, que aqui em Mato Grosso do Sul será realizado pelo Sest/Senat.

Nos siga no Google Notícias