ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Motorista bêbado “matou cinco”, diz mãe de policial vítima do trânsito

Lidiane Kober | 08/11/2013 15:56
O pequeno Kaiky e Aline até hoje choram de saudades do policial militar morto em acidente de trânsito (Foto: Divulgação/Facebook)
O pequeno Kaiky e Aline até hoje choram de saudades do policial militar morto em acidente de trânsito (Foto: Divulgação/Facebook)

Passados 218 dias da morte do policial militar Gilliard Félix da Silva, 31 anos, a família segue inconsolável e a mãe de criação, a doméstica Maria de Fátima da Silva, 42, declarou que o motorista bêbado, Edson Moreira, 42, responsável pelo acidente, “matou cinco pessoas da mesma família”.

“Até hoje, não tivemos coragem de lavar a farda que o Gilliard usou no dia da tragédia, o quarto dele segue trancado, do jeito que ele deixou”, contou a mãe, emocionada. O policial era pai de Eduarda, de um ano e sete meses, e Kaiky, seu afilhado de sete anos, também o considerava com um pai.

“O Kaiky ainda chora e pergunta pelo mano”, contou Fátima. “No dia dos pais, ele chegou da escola e perguntou: como eu faço para achar o Mano e entregar a lembrança do dia dos pais”, relatou a doméstica.

Por conta do sofrimento da criança, até os colegas de Gilliard deixaram de frequentar a casa com farda ou de chegar ao local de viatura. “Toda vez que isso acontecia, o Kaiky chorava e perguntava pelo Mano”, revelou Fátima.

Apesar de bebê, a filha do policial também procura pelo pai. “A mãe dela mora perto do batalhão do Bairro Nova Lima e, do quintal da casa, é possível ver o pelotão. Bastava deixar o portão aberto, para a Eduarda sair correndo e, olhando para os policiais, ela pergunta do papai e fala que ele está trabalhando”, contou Fátima.

Segundo ela, o maior do sonho de Gilliard era ser pai. “Ele era apaixonado por criança, quanto o sobrinho nasceu, ele era o mais animado e quando a filha veio ao mundo, a alegria só aumentou. Pena que teve pouco tempo para curtir isso”, lamentou a mãe.

Irmã do policial, a jornalista Aline Peixoto Lira, 24 anos, disse que o outro sonho de Gilliard era crescer na profissão “não por tempo de serviço, mas por mérito”. “Ele era apaixonado pelo trabalho, tinha muito prazer em ajudar as pessoas”, afirmou. O jovem também almeja comprar um terreno e construir uma casa “do seu jeito”. “Ele morreu e deixou os sonhos pela metade”, comentou a mãe.

No próximo dia primeiro de janeiro, Gilliard completaria 32 anos. “Que final de ano, que Natal vamos ter, não temos nada para comemorar”, desabafou Fátima. “Todo fim de ano, eu e minha filha preparávamos uma surpresa para ele e, agora, o que será de nós sem ele?”, se perguntou.

Ainda de acordo com a família, o policial era uma pessoa “alegre, brincalhão e de bem com a vida”. “Ele não reclamava de nada e, quando tinha problemas, evitava comentar para não preocupar os outros”, lembrou Aline.

Impunidade – Com o coração cheio de saudade, a família tenta se concentrar para buscar justiça. “Não queremos que a morte do Mano vire mais uma estatística e também vamos lutar para proteger outras famílias dessa tristeza”, comentou Aline.

Neste sábado (9), a família prepara um protesto contra a impunidade na Praça do Rádio. Com o slogan “Uma caminhada pela Vida. Não foi acidente”, o grupo fará uma homenagem a todas as vítimas de acidentes de trânsito em Campo Grande. O objetivo é mobilizar amigos e familiares de outras vítimas de acidentes de trânsito causados por motoristas irresponsáveis.

Ao final do protesto, assinaturas serão coletadas para o Projeto de Lei 5568/2013, proposto pelo movimento “Não Foi Acidente”. Para assinar é necessário ter em mãos o número do título de eleitor. “Arrancaram o Gilliard da gente e não temos como esquecer essa dor, mas infelizmente a lei facilita para o criminoso”, desabafou Fátima.

Condutor da Ford Ranger, Edson Moreira dirigia embriagado e invadiu a contramão na BR-163, em março deste ano, e causou a tragédia. O teste do bafômetro, segundo a PM, constatou 1,04 mg/l. No Paraná, ele é alvo de mandado de prisão, mesmo assim, obteve a liberdade na Justiça nove dias após o falecimento do soldado da PM.

Nos siga no Google Notícias