A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017

01/12/2011 22:03

Motorista que desrespeitar vaga para deficientes receberá “multa moral”

Paulo Fernandes
Companhia Independente de Policiamento de Trânsito acerta detalhes sobre a campanha em reunião com vereador Mario Cesar (Foto: Assessoria/Divulgação)Companhia Independente de Policiamento de Trânsito acerta detalhes sobre a campanha em reunião com vereador Mario Cesar (Foto: Assessoria/Divulgação)

Para conscientizar os motoristas sobre a importância de sempre respeitar os estacionamentos para deficientes e idosos, entidades com o apoio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) vão instituir a “Multa Moral”. O panfleto será colocado neste sábado nos carros que desrespeitarem as vagas exclusivas, em Campo Grande.

A multa moral faz parte da campanha "esta vaga não é sua nem por um minuto", com direito a uma passeata a partir das 8h promovida pela SPA-MS (Sociedade em Prol da Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida), mantenedora do Fórum Permanente de Acessibilidade, com o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e o Consep (Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência).

Segundo a assessoria do vereador Mario Cesar, a campanha será deflagrada a partir de concentração neste sábado na Praça do Rádio Clube, seguida de passeata na avenida Afonso Pena com a rua 25 de dezembro.



Deve completar a multa moral o guinchamento do carro para o pátio do Detran.
 
Daniel Francelino da Silva em 02/12/2011 12:12:51
Multa moral? Panfletos? Bom seria tinta automotiva escrito : SOU CARA DE PAU E ACHO ME ACIMA DA LEI, NORMAS E REGRAS. QUERO SEMPRE LEVAR VANTAGEM EM TUDO!!!
 
Lucia Oliveira em 02/12/2011 12:05:31
O leitor Jorge de Oliveira disse tudo!
 
Lucia Oliveira em 02/12/2011 11:57:05
Uma dúvida é, multar está na lei isso eu entendo, mas e se a colocação ou retirada desse adesivo provocar danos ao veículo, o proprietário poderá processar o estado? Com todo respeito a vaga exclusiva.
 
Silvio Sousa em 02/12/2011 11:45:51
EM PASES COMO A GRECIA, ALEMANHA, INGLATERRA,NAO ESTE ISSO. LÁ, TODO MUNDO É IGUAL. NAO TEM ESE NEGOCIO DE FILA PRA IDOSO, VAGA ESPECIAL PRA IDOSO, DEFICIENTES, ETC. EXISTE A CONSCIENTIZAÇÃO DE BOM-SENSO, DIXANDO VAGAS PROXIMAS AOS ACESSOS. NO BRASIL, OS INTERESSES SEMPRE SAO OUTROS, QDO SE FAZ UMA LEI.NAO EXAMENE PARA A QUESTAO INICIAL. DAQUI A POUCO VAI TER VAA ESPECIAL PARA INDIO, NEGRO, ETC.
 
LUCIANO MARQUES em 02/12/2011 10:45:57
Até parece que quem não respeita nem isso tem algum tipo de moral a ser atingida. Tem gente que não liga mesmo. POde adesivar o carro todo com todo o tipo de repressão, botar panfletos, fazer o que quiser.
A pessoa tem deficiência de caráter, um quadro cada vez mais comum.
 
Madalena Sortioli em 02/12/2011 09:07:18
A "multa" alertará os distraídos. O problema são os portadores de deficiência moral, para eles somente multa de verdade mesmo.
 
Ricardo Lopes em 02/12/2011 08:36:19
Pode ser até válida essa idéia, mas o infrator deve ser autuado e multado pela autoridade de trânsito. É inadimissível supor que um condutor precise de orientação diante da sinalização de trânsito. A informação está ali, visível e diante de todos. Ao desrespeitá-la, o fêz consciente de que cometeu irregularidades, portanto, só mesmo mexendo no bolso e no prontuário de CNH, aí quem sabe aprende.
 
jorge oliveira em 02/12/2011 08:26:19
UM COMPLETO ABSURDO!!! ONDE FICA O PRINCÍPIO DE QUE TODOS SOMOS IGUAIS! O QUE O IDOSO PRECISA É DE RESPEITO E NÃO DE TRATAMENTO PRIVILEGIADO. NÃO DEMORA MUITO E VÃO CRIAR LEI RESERVANDO VAGAS PARA OS ALTOS, OS BAIXOS... ENQUANTO ISSO NÃO SE OLHA PARA A CORRUPÇÃO QUE ASSOLA O NOSSO PAÍS. ALIÁS, NÃO VEJO NINGUÉM FAZENDO CAMPANHA PARA ADESIVAR CARRO DE CORRUPTO E QUEREM FAZER ISSO OCM O CIDADÃO. NOJO
 
SILVANA SILVA em 02/12/2011 03:04:52
EU JA VI POR DIVERSAS VEZES CARROS OFICIAS ESTACIONADOS EM VAGAS RESERVADOS, SEM NECESSIDADES DE ESTAREM ALI.
 
LUIZ BELLO em 02/12/2011 02:52:10
Louvável tal iniciativa, mas a legislação em vigor já é suficientemente clara. Multa moral para que? Leis existem para que sejam cumpridas. Salvo em situações novas ou casos muito específicos, tem mais é que autuar o condutor infrator. Só penalizando é que a grande maioria dos cidadãos maus condutores haverão de aprender a respeitar as leis a seu próximo.
 
Fernando Silva em 02/12/2011 02:38:47
Em estacionamentos de supermercados e bancos os policiais podem levar é carreta de panfletos, é tanta ousadia e falta de educação que é perigoso faltar panfleto.
 
Ana Talita Mattos em 02/12/2011 02:14:09
a populaçao de campo grande não respeitar ninguém. parabéns pela iniciativa, pelo menos assim eles terão suas vagas garantidas
 
jamille amorim em 02/12/2011 01:48:45
Multa moral?, Se a educação não faz parte do curriculum do cidadão(a) que puna com multas pesadas e com obrigação de trabalhos voluntários. Eu pessoalmente penso que para este tipo de condutor,o que resolve mesmo é GUINCHO.
 
MARCO COSTA em 02/12/2011 01:29:52
A Ciptran, esta muito bem representada com o Alírio Vilassante. Homem inteligente, comprometido com seu trabalho, sempre com idéias inovadoras. Acho ótima essa iniciativa.
Em Curitiba, há tempo a fiscalização está de olho nos DEFICIENTES CÍVICOS, que utilizam vagas destinadas aos portadores de deficiência e idosos.Os fiscais vistoriam estacionamento de Shopping, supermercados, Instituições,etc...
 
neyde de oliveira em 01/12/2011 11:28:56
Parabéns pela iniciativa. Que providencias identicas ocorram nos supermercados, pois as vagas destinadas aos deficientes e idosos, são ignoradas. O Ministério Publico poderia participar.
 
Antonio Francischini em 01/12/2011 10:10:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions