ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Motorista que somar 20 pontos vai ter CNH suspensa por pelo menos 6 meses

Nyelder Rodrigues | 30/10/2017 20:14

A partir da próxima quarta-feira (1), os motoristas que atingirem 20 pontos em multas de trânsito vão ficar com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa por pelo menos seis meses. A regra atual limita a apenas um mês o tempo mínimo, enquanto o máximo seguirá sendo de um ano de suspensão.

Além disso, motoristas reincidentes na perda da CNH no período de um ano receberão a pena mínima de oito meses. Atualmente, nesses casos, a pena mínima é de seis meses. Já o tempo máximo permanece em dois anos.

Quem for notificado sobre a instauração do processo e acumular pontuação de infrações cometidas antes de 1º de novembro de 2016 ainda receberá penalidade de acordo com a regra anterior, partindo de um mês de suspensão. O prazo total é estipulado de acordo com o histórico do cidadão e da gravidade das infrações que constam em seu prontuário.

Procedimento – O condutor não tem a habilitação suspensa imediatamente após somar os 20 pontos na CNH. Ele é notificado pelo Detran sobre a abertura do processo e tem o direito de apresentar defesa em diversas instâncias.

Ao ter a suspensão decretada, o cidadão recebe uma notificação para comparecer à unidade do Detran, entregar a habilitação e assinar o termo de suspensão, quando terá início o cumprimento da pena.

A partir desse momento, o motorista está impedido de dirigir. Caso conduza qualquer veículo, poderá ter a habilitação cassada por dois anos. Depois de cumprir a suspensão, a CNH será restituída e o motorista poderá voltar ao volante após apresentar o certificado de conclusão do curso de reciclagem.

Nos siga no Google Notícias