ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

MP defende manutenção da prisão de rapaz que matou segurança em acidente

Francisco Júnior | 05/06/2012 15:01
Richard está preso desde o dia do crime. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Richard está preso desde o dia do crime. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Parecer do MPE (Ministério Público Estadual) defendeu que seja decretada a prisão em flagrante do estudante de Direito Richard Ildivan Gomide Lima, 21 anos, que está preso desde no último dia 31, após matar o segurança Davi Del Vale Antunes, 31 anos, em um acidente de trânsito na avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

O advogado de defesa dele, Marlon Ricardo Lima Chaves, entrou com pedido de habeas corpus na Justiça Estadual e com uma representação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o delegado que fez a prisão do cliente, alegando que o estudante não poderia ter sido algemado no ato do flagrante. O argumento é que uma súmula do Supremo determina que as algemas só podem ser usadas em caso de resistência, receio de fuga ou perigo à integridade física. A representação está sendo analisado pelo Ministro Marco Aurélio Mello. Ele ainda não se manifestou.

Na Justiça Estadual, a defesa tenta em duas frentes a liberação de Richard, uma na primeira instância e outra na segunda. Na primeira instância, o MPE se manifestou favorável à decretação da prisão preventiva. A decisão está nas mãos, agora, do juiz.

Richard está preso desde a madrugada da última quinta-feira. Ele se negou a fazer o teste do bafômetro, contudo, foi registrado um termo de embriaguez, pois, conforme os policiais que atenderam a ocorrência, o jovem apresentava forte odor de álcool, além da voz pastosa e embargada.

O caso foi classificado como homicídio doloso. O entendimento é que houve o chamado dolo eventual, ou seja, Richard assumiu o risco de provocar o acidente e suas consequências.

Conforme o registro do radar, o Punto conduzido por Richard estava a 83 km/h (o limite na via é de 60 km/h) e furou o sinal, que há sete segundos estava vermelho.

O segurança Davi Del Valle Antunes, que voltava para a casa após o trabalho no bar Miça, foi atingido pelo Punto enquanto esperava o sinal abrir. A vítima foi lançada a 38 metros de distância e a moto a 57 metros, conforme constatado pela perícia. Após provocar o acidente, o estudante tentou fugir do local, mas devido o acidente, o carro dele acabou enguiçando e parou a cerca de 250 metros de distância do ponto da batida.

Na madrugada da mesma quinta-feira, uma prostituta de 18 anos registrou boletim de ocorrência na Depac Piratininga (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) contra Richard e um amigo. Ela contou que estava com os dois em um motel.

Enquanto tomava banho, percebeu que os rapazes mexiam em sua bolsa. Ela saiu do banheiro e discutiu com a dupla. Durante a discussão, segundo a jovem, Richard pegou a arma de fogo. No boletim de ocorrência consta que o universitário a ameaçou e também atirou, danificando a parede do quarto. Richard nega a ingestão de bebida alcoólica e que tenha ido ao motel.

Nos siga no Google Notícias