ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Mudança na sinalização da Via Morena gera acidente e reclamações de moradores

Paula Vitorino | 19/09/2011 13:05

Motoristas que seguem pela João Rosa Pires têm dificuldade para entrar na Via Morena

Acidente aconteceu quando caminhão do Exército tentava entra na Via Morena e bateu em Celta preto. (Foto: João Garrigó)
Acidente aconteceu quando caminhão do Exército tentava entra na Via Morena e bateu em Celta preto. (Foto: João Garrigó)

A substituição da rotatória por semáforo no cruzamento da Júlio de Castilho com Via Morena melhorou a organização no trânsito, na avaliação dos motoristas, mas ainda segundo eles, a sinalização ao redor deixou o tráfego ainda mais confuso e perigoso no local.

O problema é que os motoristas que seguem pela João Rosa Pires até a rua Sargento Cecílio Yule quando chegam na Via Morena não podem mais virar direto para a Marechal Rondon, tendo somente a alternativa de subir em direção a Júlio de Castilho.

Mas para entrar na pista da Via Morena não existe sinal de pare ou semáforo, o que transforma o trânsito em um verdadeiro confronto por espaço, já que as duas vias são de grande fluxo de veículos.

“Agora todo mundo só tem opção. No horário de pico a rua fica lotada até a Praça das Araráse o risco de acidente é maior porque todo mundo quer passar ao mesmo tempo”, diz o veterinário Bruno Grisoste, de 29 anos.

Hoje pela manhã um caminhão do Exército bateu em um veículo Celta, de cor preta, quando tentava entrar na Via Morena. O motorista estava na faixa da esquerda e o Celta na direta.

A condutora do carro, Socorro Pereira, de 46 anos, conta que os dois estavam parados, esperando espaço para entrar na via, quando o caminhão foi fazer a volta e bateu na lateral. O motorista do caminhão não quis conversar com a imprensa.

“Ele foi abrir para entrar na via, mas fechou meu carro e bateu”, conta.

No entanto, ela diz que realmente é difícil para o motorista que está na Sargento Cecílio conseguir entrar na Via Morena, ainda mais quando dirige um veículo de grande porte.

“Não tem espaço para ele fazer a manobra, é difícil. A Via Morena está sempre cheia de carros e a Sargento também”, diz.

Para o engenheiro Neder Pereira, de 51 anos, a solução de todo o problema seria resolvida se o semáforo da Orla fosse poucos metros antes, no início da Sargento Cecílio, ou com a instalação do equipamento em três tempos.

“Os carros iam parar antes de fechar a via e a gente ia conseguir passar. Mas desse jeito não tem condições dos motoristas passarem”, diz.

Solução - Em meios as reclamações dos motoristas, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) explica que a solução para o problema no local é única: o motorista que segue pela João Pires deve virar para a Via Morena quando chegar na Praça das Ararás.

Sendo assim, o diretor de trânsito da Agência, Janine de Lima Bruno, explica que a Sargento Cecílio deve funcionar apenas como uma via de acesso local.

“O objetivo é que só siga pela via quem mora ali ou precisa ir em algum dos comércios nela”, esclarece.

Ele ainda garante que o local será melhor sinalizado, com placas para indicando ao motorista que o acesso a Via Morena deve ser feito na Dom Aquino e que a Sargento Cecílio é para acesso local.

A justificativa do acesso pela Dom Aquino é devido ao semáforo. “É muito mais fácil para o motorista, ele vira ali e pega o semáforo. Querer ir pela Sargento Cecílio é muito mais trabalhoso, não tem sentido”, ressalta.

De acordo com Janine, não tem possibilidade de colocar outro semáforo na Cecílio com a Via Morena para permitir o fluxo de veículos pela via. Também não existe previsão de voltar a ser permitido a conversão direto para a Marechal Rondon.

Nos siga no Google Notícias