ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Na 20ª interdição, motoristas reclamam, mas entendem transtorno da Afonso Pena

Paula Maciulevicius | 18/10/2011 21:21

Mesmo transtornos de aguardar três aberturas de sinais para avançar, motoristas entendem que interdição é para melhorar via

Nesta 4ª, a interdição vai da Padre João Crippa à  13 de Junho, sentido shopping. (Foto: João Garrigó)
Nesta 4ª, a interdição vai da Padre João Crippa à 13 de Junho, sentido shopping. (Foto: João Garrigó)
Agentes da Agetran auxiliam para melhor fluxo de carros e motos e evitar congestionamento. (Foto: João Garrigó)
Agentes da Agetran auxiliam para melhor fluxo de carros e motos e evitar congestionamento. (Foto: João Garrigó)

Já na vigésima interdição da avenida Afonso Pena, os trechos a serem recapeados passam exatamente no coração da cidade. O intenso fluxo de carros é desviado para vias alternativas, que muitas vezes não dão conta e abrem lugar para o congestionamento.

Mesmo com os transtornos de aguardar pelo menos três aberturas de sinais para avançar uma quadra, os motoristas entendem que as interdições por conta da revitalização são para melhorar o fluxo de carros.

“O transtorno é grande né, mas vai ficar bom”, diz o motorista José Alves.

O trecho interditado de terça-feira foi entre as ruas Pedro Celestino e Padre João Crippa, sentido centro – aeroporto. Já nesta quarta-feira, a interdição vai da Padre João Crippa até a 13 de Junho, em direção ao shopping.

No centro da cidade, próximo ao trecho bloqueado, o barulho dos apitos dos agentes da Agetran não para, muito menos o sinal com as mãos para os motoristas seguirem ou esperarem.

O motorista Luiz Perosa parecia estar apressado e lutando contra o engarrafamento. “Está péssimo, fica complicado para nós, mas fazer o que, se é por um bom trânsito”, declara.

A Agetran orienta motoristas a optarem por vias alternativas. (Foto: João Garrigó)
A Agetran orienta motoristas a optarem por vias alternativas. (Foto: João Garrigó)
Com a reforma, os canteiros ficarão mais urbanizados e iluminados. (Foto: João Garrigó)
Com a reforma, os canteiros ficarão mais urbanizados e iluminados. (Foto: João Garrigó)

A obra de revitalização da avenida Afonso Pena que começou na rua Joaquim Dornelas próximo ao Círculo Militar, agora está na área central e será concluída no Parque dos Poderes.

Pela primeira vez a avenida é totalmente restaurada, com investimento do Estado de R$ 6,9 milhões.

Apesar de a revitalização ser projeto do governo do Estado, a sinalização, paisagismo, complementação urbana, reconstrução de meio-fio e limpeza de boca-de-lobo será feita pela prefeitura.

A previsão é que a obra como um todo seja concluída em seis meses, mas devido à agilidade da conclusão dos trechos, acredita-se que deverá ser em um prazo menor. Em torno de 12 máquinas e 50 homens trabalham na obra, que está em ritmo de 200 a 300 metros por dia. O recapeamento se dá por etapas: primeiro o asfalto é retirado, em seguida é feita a regularização da pista e por fim o recapeamento.

Orientações - A Agetran orienta para que os motoristas optem sempre pelas vias alternativas, enquanto a avenida estiver com trechos interditados. O chefe de Fiscalização de Trânsito, Carlos Gomes Guarini explica que os motoristas podem seguir pelas ruas 7 de Setembro, Barão do Rio Branco, Joaquim Murtinho e avenida Fernando Corrêa da Costa.

“É importante que os motoristas peguem essas vias para evitar ter de enfrentar congestionamento”, diz.

Estacionamento - Com o recapeamento, 295 vagas em 45 graus devem ser eliminadas dos canteiros. O estacionamento nas laterais da via continua normalmente. O restante do canteiro vai ser transformado em área verde, nos mesmos moldes do que já foi feito no trecho em frente à Prefeitura de Campo Grande.

Como vai ficar - Conforme o diretor presidente da Agetran Rudel Trindade, a largura da avenida vai permanecer como está. Apenas será recapeada. Já a sinalização será mudada com a reforma. Com a reforma os canteiros ficarão mais urbanizados e iluminados, explicou Rudel.

Nos siga no Google Notícias