ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Obra atrasa e chuva "insignificante" amplia erosões ao longo de avenida

Helton Verão | 03/09/2013 20:20
Manilhas que serviam para a sinalização já boiam dentro do córrego Segredo (Foto: Marcos Ermínio)
Manilhas que serviam para a sinalização já boiam dentro do córrego Segredo (Foto: Marcos Ermínio)
Nos dois sentidos próximo Shopping Norte Sul Plaza existem desabamentos  (Foto: Marcos Ermínio)
Nos dois sentidos próximo Shopping Norte Sul Plaza existem desabamentos (Foto: Marcos Ermínio)
Moradores citam que asfalto pouco cedeu, mas que terra deslizou bastante deixando o piso "oco" (Foto: Marcos Ermínio)
Moradores citam que asfalto pouco cedeu, mas que terra deslizou bastante deixando o piso "oco" (Foto: Marcos Ermínio)

Foram menos de oito horas e menos de 10 milímetros, mas a chuva já causou estragos na avenida Ernesto Geisel. Tudo porque os pontos onde já existem os desvios, as erosões avançaram ainda no Rio Anhanduí. O trecho mais critico que preocupa moradores e condutores é na esquina com a rua Xavier de Toledo, no bairro Taquarussu.

Agentes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) estiveram durante o dia “renovando” os desvios e sinalizações ao longo da avenida. “Está anunciada a catástrofe, a avenida está desabando aos poucos, moro aqui na esquina e estou preocupado”, comenta o encanador Thiago Paes, 21 anos.

O morador acompanhava de perto o trabalho dos agentes e mostrou que desta vez o asfalto não cedeu, mas a terra embaixo dele sim. “Está ficando oco por dentro. Alguém tem que fazer alguma coisa”, solicita o encanador.

De passagem pelo local, o motorista Adalberto Bentegran, 64 anos, conta que passa duas vezes ao dia pelo local e que já espera pelo pior. “Isso vai desabar. Só vão fazer algo quando toda a avenida desabar. Meu filho mora aqui em frente há 12 anos, estamos acompanhando aos poucos a avenida ir embora”, ressalta Bentegran.

Moradores mostram manilhas e todas as sinalizações que já foram córrego abaixo  (Foto: Marcos Ermínio)
Moradores mostram manilhas e todas as sinalizações que já foram córrego abaixo (Foto: Marcos Ermínio)

Os moradores apontam para as manilhas que antes serviam para ajudar na sinalização e evitar o trafego pelo local e agora já “bóiam” dentro do Rio Anhanduí. “O pior que teve condutor que veio em alta velocidade e bateu nas manilhas, olha lá dentro (córrego), a outra está toda destruída”, mostra o encanador Paes.

O secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz, diz estar dependendo da reprogramação do projeto, através da Caixa Econômica Federal e a aprovação do Ministério das Cidades.

“Está previsto o início da revitalização da Ernesto Geisel para o início de outubro, quando toda a questão de documentação se resolve. Não tenho como pagar outra empresa para fazer reparo para onde tem desabado, não temos esse dinheiro”, respondeu o secretário.

Sobre a alternativa para os trechos, Semy diz não poder tomar nenhuma providência. “Infelizmente vamos ter que esperar e ir interditando conforme for desabando”, lamenta Ferraz.

Outro trecho na altura do ginásio do Guanandizão teve sua sinalização “revitalizada” com novas placas para evitar acidentes.

De acordo com a Prefeitura Municipal, está prevista para a obra de revitalização da Ernesto Geisel cerca de R$ 40 milhões através do PAC 2, e mais R$ 6,6 milhões de recursos próprios. De acordo com a Seintrha, a obra acontecerá a partir do trecho do Shopping Norte Sul Plaza, até o bairro Aero Rancho. Além do novo asfaltos, serão construídos ciclovias e calçadas.

Nos siga no Google Notícias