ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Para MP, acadêmico não teve intenção de matar advogada em acidente

O acidente aconteceu no dia 2 de novembro do ano passado, na Avenida Afonso Pena e é investigado como homicídio doloso

Geisy Garnes | 24/01/2018 14:25
O carro em que a advogada estava ficou destruído (Foto: Direto das Ruas)
O carro em que a advogada estava ficou destruído (Foto: Direto das Ruas)

O juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara da Tribunal do Júri, determinou que o processo sobre morte da advogada Carolina Albuquerque Machado, em um acidente de trânsito no dia 2 de novembro de 2017, seja redistribuído para outra vara criminal de Campo Grande. A decisão foi publicada na segunda-feira (22).

A decisão partiu de uma manifestação do MPE (Ministério Público Estadual), enviado ao juiz no dia 18 de janeiro. Na data, a promotora Lívia Carla Guadanhim defendeu que as provas e depoimentos colhidos pela polícia até o momento comprovam que o estudante de medicina João Pedro da Silva Miranda Jorge, não tinha a intenção de matar a advogada.

Mesmo com a omissão de socorro, e a alta velocidade, o MPE defendeu que não há elementos suficientes que caracterizem, na conduta do estudante, intenção de matar as vítimas do acidente e por isso o crime não deve ser julgado no Tribunal do Júri. A promotora ainda levou em consideração que o acidente aconteceu após a advogada desrespeitar a sinalização e passar no sinal vermelho.

Ao analisar a manifestação, Garcete defendeu que na fase preliminar, a competência para determinar o crime é exclusiva do Ministério Público e por isso ordenou a redistribuição do processo a uma das Varas Criminais Residuais de Campo Grande. O juiz definiu ainda que a nova vara analise o pedido da polícia para dilação de prazo para conclusão da investigação.

João Pedro ficou preso por dois dias (Foto: André Bittar)
João Pedro ficou preso por dois dias (Foto: André Bittar)
A caminhonete conduzida pela estudante ficou com a frente destruída (Foto: André Bittar)
A caminhonete conduzida pela estudante ficou com a frente destruída (Foto: André Bittar)

O acidente

O acidente aconteceu no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Doutor Paulo Machado, por volta da meia noite e meia, do dia 2 de novembro de 2017. Carolina Albuquerque, de 24 anos, estava com o filho de 3 anos, quando o carro foi atingido pela caminhonete do estudante.

Baseado nas marcas de frenagem no chão, nos danos causados pela colisão nos dois veículos e outros vestígios encontrados na cena da morte de Carolina, a perícia determinou a velocidade que a caminhonete Nissan Frontier, conduzida por João Pedro, em 115km/h. A alta velocidade causou a morte de Carolina, mas, os peritos concluíram que a “causa determinante” do acidente foi o fato da advogada ter desrespeitado a sinalização.

Carolina morreu enquanto recebia atendimento médico. O filho da advogada, que estava no carro, quebrou a clavícula, mas foi atendido e recebeu alta na Santa Casa.

O suspeito se apresentou no dia 4 de novembro na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), do Centro, acompanhado pelo advogado Benedito Figueiredo. Como já estava com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça, João foi detido e transferido para uma das celas da 3ª Delegacia de Polícia Civil. Após pagamento de fiança de R$ 50,5 mil, a Justiça expediu o alvará de soltura e também determinou o uso de tornozeleira eletrônica.

Fraude Processual

Com o acidente que resultou na morte da advogada, a polícia descobriu a participação de João Pedro em outra colisão, que aconteceu em janeiro de 2017 na Avenida Tamandaré.

Na ocasião, o condutor de uma caminhonete Nissan Frontier, que seguia na Tamandaré sentido centro/bairro, invadiu o trevo de acesso a rotatória que liga as duas avenidas e atingiu um Fiat Uno, que esperava na Euler de Azevedo. O suspeito de causar a colisão fugiu, mas as vítimas conseguiram anotar a placa.

Mais tarde o pai do rapaz, João Carlos da Silva Jorge, procurou a delegacia e assumiu o crime no lugar o filho. Um ano depois, fotografias feitas pelas vítimas do acidente e novos depoimentos comprovaram que na verdade o condutor que causou o acidente foi o estudante de medicina.

Agora o pai do estudante responde por fraude processual e João Pedro por evasão do local de trânsito.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também