ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

De que serve a notificação a motoristas que param no centro?

Helton Verão | 22/08/2012 10:13
Multa por estacionamento irregular no centro só pode ser aplicada por agente de trânsito. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Multa por estacionamento irregular no centro só pode ser aplicada por agente de trânsito. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Você para em uma das vagas do estacionamento regulamentado e não coloca crédito no parquímetro. Na volta, uma notificação está grudada no vídeo, orientando a cobrar créditos, sob pena de ser punido. A punição, porém, nunca chega.

E para que então serve a notificação é a duvida dos motoristas de Campo Grande sobre o tema.

O Campo Grande News conversou com vários motoristas no momento em que estacionavam seus veículos e utilizavam o sistema. Em todos os casos a resposta demorou um pouco e com um tom de incerteza, sobre o papelzinho que muitos acham no veículo.

“É uma notificação, não é?”, respondeu perguntando a bancária Lidiane dos Santos. “Acho que eles aplicam uma advertência”, diz o biólogo Fabiano Mauro.

Um agente de trânsito que verificava o tempo de dois veículos na Avenida 14 de Julho explicou que o trabalho dos fiscais do Flexpark é de conscientização e com eles acontece apenas uma notificação. Para virar multa, é preciso que um agente de trânsito da Agetran (Agência Municipial de Transporte e Trânsito) seja chamado para aplicar a multa.

“Ficamos igual gato e rato, tem determinados locais aqui no centro que comerciantes estacionam em frente ao seu estabelecimento e ficam cuidando se um “azulzinho” ou um “amarelinho” vai aparecer", comenta o agente. "Quando aparece colocam tempo no parquímetro, quando saímos eles retiram novamente para economizar”, revela o agente Edezio de Mello.

Na avaliação de Mello, o agente de trânsito é tratado como vilão da história pelos motoristas, enquanto ele quer apenas organizar o trânsito e conscientizar os motoristas.

“Se flagrar um parquímetro sem tempo não vou querer multar o motorista de cara, quero apenas conscientizar. Se um “azulzinho” me chamar, a mesma coisa, a multa é um documento de Estado, não posso ficar dando pra qualquer um. Isso vale para o cinto de segurança, o celular, entre outros, se o agente apitar não significa que ele vá multar de cara”, explica o agente.

A corretora Tete Oliveira conversa com agente, de quem recebeu advertência verbal.
A corretora Tete Oliveira conversa com agente, de quem recebeu advertência verbal.

Uma das proprietárias do veículo que Edezio estava a confirmar o auto se aproxima durante a conversa e argumenta que demorou mais do que imaginava.

“Dificilmente bate o local da vaga da onde tenho que ir, se for em órgão público então, como no banco onde estava agora, é muito incerto o tempo que vou demorar”, alega a corretora de imóveis, Tete de Oliveira.

O agente Edezio conversou com a corretora e explicou a importância do motorista colaborar com o sistema. Ela agradeceu o bom senso do “amarelinho” e saiu com seu veículo com a sensação de alivio estampada no rosto por não ter sido multada.

A infração para quem for multado por não estar regularizado o tempo no parquímetro é leve, custa três pontos na carteira, além da multa de R$ 53.

Atualmente, 300 mil usuários utilizam os serviços do estacionamento eletrônico que disponibiliza 2,3 mil vagas e emprega 55 funcionários. O valor cobrado pelo serviço é de R$ 1,50 por hora estacionada, mas o usuário paga só os minutos que utilizar.

Nos siga no Google Notícias