ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Parar no sinal fechado de madrugada vira dilema entre motoristas

Paula Maciulevicius | 13/02/2013 16:00
Pela noite e madrugada, o mototaxista Elízio da Silva diz que avança aos poucos, sempre com ressalvas. (Foto: Luciano Muta)
Pela noite e madrugada, o mototaxista Elízio da Silva diz que avança aos poucos, sempre com ressalvas. (Foto: Luciano Muta)

Parar no semáforo vermelho altas horas da noite ou passar pelo sinal verde sem reduzir a velocidade. Em certas horas do dia, os motoristas se pegam no dilema do que fazer. Frente à violência crescente de assaltos e pela alta velocidade de condutores que avançam seja qual for a cor do semáforo, passar pelos sinaleiros requer cuidado mesmo quando o verde autoriza o motorista a passar.

Na madrugada de segunda-feira, Campo Grande registrou mais uma morte no trânsito. José Pedro Alves da Silva Junior, de 22 anos, era passageiro do táxi atingido por uma caminhonete L200, no Centro da cidade. O táxi vinha pela rua Bahia e cruzou a avenida Afonso Pena com o semáforo verde. Do outro lado, o condutor Diogo Machado Teixeira, 36 anos, furou o sinal e bateu no carro. Exemplos de inconsequência no trânsito que já aconteceram em casos anteriores e terminaram em tragédias.

O Campo Grande News saiu às ruas para saber o comportamento dos condutores. Quem precisa se deslocar durante a noite e quem madruga para entrar logo cedo no trabalho. O cenário nestes horários é de pouco movimento, semáforos acesos, motoristas que avançam aos poucos e outros que passam a toda velocidade, seja qual for a cor do semáforo.

O mototaxista Elízio da Silva, 42 anos, tira o sustento do trânsito. Além do expediente, ele também dirige para a família. Por trabalhar pilotando, ele tenta seguir o exemplo, mas diz que tudo depende da hora e do local. “A gente tem que parar, fazer cumprir as normas do trânsito, porque somos profissionais da área. Mas tem local que oferece risco”, diz.

O mecânico Elias Barreto, acumula traumas. Hoje avança o sinal com cuidado depois de ser roubado no semáforo. (Foto: Luciano Muta)
O mecânico Elias Barreto, acumula traumas. Hoje avança o sinal com cuidado depois de ser roubado no semáforo. (Foto: Luciano Muta)

Pela noite e madrugada, ele conta que avança aos poucos, sempre com ressalvas. “Você está consciente de que está certo, a outra pessoa vem e pode te prejudicar. O negócio é passar a vez, evita transtorno, dano ou sequela”, narra. Sobre a preferência, ele é enfático em mandar recado para os motoristas que avançam direto, de que o semáforo verde não tem dono. “Preferência na madrugada não existe, precisa reduzir”.

O operador de máquinas sentiu o perigo na pele no último final de semana. Jorge Bastista, 60 anos, teve de ir até o posto de saúde durante a madrugada e o que mais viu foram motoristas furando o sinal a torto e a direita. “Tem que esperar para ver, você fica em dúvida de passar e vir outro. Tem gente que não respeita mesmo, mas o certo é ir passando devagar e controlando”, conta.

Nos bairros mais afastados do Centro, o perigo é duplo. A insegurança de furar o semáforo ou ser assaltado. “Eu olho de um lado e do outro. Não passo correndo, mas geralmente passo no vermelho”, relata o vendedor Renato Gonçalves, 26 anos. O jovem também vive o medo de ser atingido mesmo estando certo. “Vem no embalo e passa a 80, 90 quilômetros por hora, não diminui para passar”.

Quem já perdeu a motocicleta em um assalto no semáforo pensa duas vezes antes de esperar o verde. “Eu pego e vejo se não está vindo ninguém e eu geralmente passo porque já fui assaltado. Mas todo mundo tem que prestar mais atenção, quem está vindo de lá para cá mesmo com o verde na sua mão tem que ficar atento”, relata o mecânico Elias Barreto, 21 anos.

Furar sinal para alguns é considerado até hábito do campo-grandense, para o empresário Vadenildo Tavares Pinheiro, 43 anos. “Em Campo Grande o motorista já nasceu furando sinal qualquer hora do dia. Tarde da noite eu não confio em sinal verde. A maioria dos acidentes é por causa disso”, comenta.

No Código Brasileiro de Trânsito, o artigo 44 diz que ao se aproximar de qualquer cruzamento, o motorista deve transitar em velocidade moderada, de forma que possa parar o carro com segurança no caso de precisar dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.

O chefe de operações da Ciptran (Companhia Independente de Polícia de Trânsito), tenente Felipe Joseph, exemplifica com o acidente da caminhonete L200 e do táxi na madrugada de segunda-feira. “Uma das coisas que a gente vê é que um dos dois avançou o semáforo. A única exceção seria se ele tivesse com defeito, o que não parece ser o caso. Digamos que o motorista ainda que esteja no semáforo verde, é madrugada, tem pessoa alcoolizada e outra série de fatores”, diz.

Segundo o tenente, a direção na madrugada tem que ser diferenciada e o alerta é principalmente nos bairros. “Às vezes a sinalização não é existente, o próprio código fala e outro item é ultrapassar em cruzamentos. Ultrapassar exige velocidade maior ainda, imagina num cruzamento. A orientação é só passar quando tiver segurança”, afirma o tenente.

Nos siga no Google Notícias