ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Peg-Fácil é inaugurado na Afonso Pena e segue plano de ampliação

Paula Vitorino | 22/12/2011 11:04

Pelo menos outras duas estações serão instaladas em 2012 na Capital

Usuários do transporte coletivo urbano já utilizaram novo ponto nesta manhã. (Foto: João Garrigó)
Usuários do transporte coletivo urbano já utilizaram novo ponto nesta manhã. (Foto: João Garrigó)

Com o objetivo de agilizar o transporte coletivo em Campo Grande, mais uma estação Peg-Fácil foi inaugurada nesta quinta-feira. O ponto de ônibus vai atender cinco linhas que passam pela Avenida Afonso Pena, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), este é o segundo ponto com mais fluxo de passageiros, cerca de 4 mil diariamente. O mais movimentado é o do Shopping Campo Grande, com aproximadamente 5 mil passageiros ao dia.

O objetivo da estação é agilizar o embarque dos usuários e melhorar a fluidez do trânsito nas vias de grande fluxo, como a Afonso Pena.

O diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade, afirma que os pontos Peg-Fácil conseguem diminuir para 2 minutos o tempo de embarque em ônibus articulados, que é geralmente de 12 minutos.

Essa é a segunda Estação permanente instalada na Capital. A primeira está na Rua 13 de Maio, na Praça Ary Coelho, onde também ficam outras duas Estações provisórias – 14 de julho e 15 de novembro.

O novo Peg-Fácil tem 30 metros e comporta dois ônibus parados ao mesmo tempo, enquanto as anteriores tinham no máximo 21 metros. A construção teve custo de R$ 45 mil, com recursos da Assetur.

O estacionamento na faixa da Afonso Pena da Estação foi proibido. Rudel explica que a proibição é para facilitar e agilizar a chegada e saída dos ônibus.

Novos - Ao menos outros dois Peg-Fácil serão instalados em 2012 na Capital. De acordo com o diretor da Assetur, João Rezende Filho, o próximo ponto a receber a Estação será o do Shopping Campo Grande.

Já a Praça Ary Coelho terá mais um Peg-Fácil, dessa vez na Afonso Pena, fechando o quadrilátero. As duas Estações provisórias do local também devem ter a estrutura alterada. As construções só serão feitas após a reinauguração da Praça.

Para o Shopping, o investimento será da Agetran e a previsão é de que a instalação seja feita em fevereiro de 2012.

Segundo Rudel, o projeto já foi feito, mas ficou avaliado em R$ 120 mil e por isso estão sendo feitos estudos para reduzir pela metade os gastos. A estação deve ter a estrutura diferente dos demais pontos, por conta do espaço que será construído.

Como funciona - O Peg-Fácil funciona como um mini-terminal. Ele é cercado dos dois lados e tem funcionários da Assetur que controlam o fluxo de pessoas, além de orientar os motoristas para evitar acidentes com passageiros.

O usuário entra por meio de uma catraca que, ao lado, tem um guichê da empresa de ônibus e, do outro, um dispositivo para o cartão do transporte coletivo. Quem opta por pagar a passagem em dinheiro utiliza a primeira opção.

Com isso, o usuário embarca diretamente pela porta traseira do ônibus.

Nos siga no Google Notícias