ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Pela 3ª vez, radar portátil vira arma da Agetran para reduzir mortes

Edivaldo Bitencourt e Aline dos Santos | 22/01/2014 17:25
Agentes de trânsito, durante blitz na manhã de hoje, vão contar com mais um equipamento na luta contra os abusos no trânsito (Foto: Marcos Ermínio)
Agentes de trânsito, durante blitz na manhã de hoje, vão contar com mais um equipamento na luta contra os abusos no trânsito (Foto: Marcos Ermínio)

No ano passado, 116 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Campo Grande. Como o excesso de velocidade foi a principal causa dos óbitos, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vai utilizar um radar portátil para frear a violência nas ruas da cidade.

Esta não é a primeira vez que o órgão de trânsito recorre a um radar portátil, que pode ser colocado de surpresa nos locais e fiscalizar a velocidade das vias. A primeira experiência ocorreu em 17 de novembro de 2008. No entanto, o equipamento acabou sendo aposentado após exibições feitas para a imprensa.

Dois anos depois, em dezembro de 2010, a Agetran anunciou, de novo, a implementação do radar móvel para inibir o excesso de velocidade nas ruas e avenidas de Campo Grande. Foram feitos testes e até pesquisa, que constatou o abuso dos motoristas da Capital.

No entanto, mesmo tendo adquirido dois radares móveis, a experiência não saiu do papel. Os radares começariam a multar em fevereiro de 2012, mas o projeto não vingou.

Agora, pela terceira vez, o órgão anunciou a compra, por R$ 125 mil, de mais um radar portátil para fiscalizar a velocidade no trânsito de Campo Grande.

Ivanise explica que a velocidade será o foco das campanhas de trânsito neste ano (Foto: Marcos Ermínio)
Ivanise explica que a velocidade será o foco das campanhas de trânsito neste ano (Foto: Marcos Ermínio)

Segundo a coordenadora do programa Vida no Trânsito da Agetran, Ivanise Rota, o radar será utilizado em ações educativas a partir do mês de fevereiro. As ações vão ocorrer, inclusive, no período de madrugada, quando o abuso na velocidade é maior.

Ivanise adianta que o radar vai fiscalizar os veículos nas avenidas Duque de Caxias (onde a velocidade máxima permitida é 50 km/h), Lúdio Martins Coelho (Marginal Lagoa), João Arinos (saída para Três Lagoas) e Gury Marques (saída para São Paulo).

O radar mostra a imagem, a velocidade e o local. O dispositivo passou pela segunda aferição do Inmetro (Agência Estadual de Metrologia) neste mês.

O equipamento será apresentado nesta quinta-feira, a partir das 9h, pelo diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, e o teste ocorrerá a partir das 10h30 na Avenida Gury Marques, entre o Terminal Rodoviário e a Agetran.

Nos siga no Google Notícias