ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Placar da Vida é inaugurado na Capital marcando seis dias sem mortes no trânsito

Paula Vitorino | 11/05/2011 12:32

Placar faz parte de projeto mundial da ONU para segurança no trânsito

Placar da Vida foi inaugurado na Cidade do Trânsito. (Foto: João Garrigó)
Placar da Vida foi inaugurado na Cidade do Trânsito. (Foto: João Garrigó)

O “Placar da Vida”, indicando quantos dias Campo Grande não registra acidentes de trânsito com vítima fatal, foi inaugurado nesta manhã durante o lançamento do projeto mundial da ONU, “Década de Ação pela Segurança Viária”.

Nesta quarta-feira (11), o placar começa contabilizando seis dias sem vidas

perdidas no trânsito. A última morte registrada foi no último dia 5, quando uma vítima morreu na Santa Casa, de acordo com a chefe de divisão de educação da Agetran, Ivanise Rotta.

Inicialmente, o placar foi instalado em pontos turísticos como a Cidade do Trânsito e em frente ao Obelisco. O equipamento também vai ser disponibilizado nos prédios de órgãos de trânsito, saúde e educação.

A proposta da Agetran é ampliar a instalação do “Placar da Vida” para outros pontos da Capital, com grande fluxo de pessoas. Segundo o diretor-presidente da Agência, Rudel Trindade, o objetivo é que o placar alerte os motoristas, pedestres e responsáveis pelo trânsito sobre a perda de vidas nos acidentes.

“Vamos parar de encarar os acidentes como simples estatísticas, mas como uma vida que foi perdida por imprudência”, frisa.

Mudança - Durante as ações do “Década de Ação pela Segurança Viária”, a meta é reduzir 6% dos acidentes com mortes na Capital. Segundo Rudel, Campo Grande ainda está entre as 10 capitais brasileiras com maior número de mortes no trânsito, mas os números têm diminuído, principalmente, em relação a vítimas fatais.

O comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), Alírio Villasanti Romero, destacou que 90% dos acidentes com vítimas graves na Capital são provocados por falha humana.

Ainda segundo o comandante, o excesso de velocidade é uma das principais causas. A Avenida Afonso Pena é apontada como a via com mais números de acidentes, e por isso, as ações da Ciptran estão sendo desempenhadas com maior frequencia no local.

“Nosso trabalho, o foco principal, são os jovens, motociclistas e as ações da Lei Seca. Precisamos conscientizar o condutor sobre suas responsabilidades e essas ações tem esse objetivo”, diz.

Atividades - Para a mudança de comportamento do motorista, os integrantes do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), responsável pela aplicação do projeto na Capital, irão desenvolver palestras, cursos e atividades educativas por toda a cidade.

Hoje, a partir das 20h, equipes dos integrantes do GGIT vão realizar uma blitz educativa no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Rio Grande do Sul. Os agentes irão adesivar os veículos que passarem pelo local e oferecer orientações para contribuir com o trânsito seguro.

Nos siga no Google Notícias