ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura promete instalar sistema BRT em três corredores de ônibus

Aline dos Santos e Kleber Clajus | 04/09/2014 11:13
Sstema do transporte coletivo terá novo modelo em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Sstema do transporte coletivo terá novo modelo em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

Os corredores do transporte coletivo em Campo Grande serão no modelo BRT (Bus Rapid Transit). Em português, o sistema de transporte público é conhecido como VLP (Veículo Leve sobre Pneus). O modelo é semelhante ao adotado em Curitiba, capital do Paraná e referência sobre mobilidade urbana.

Em Campo Grande, o sistema, que utiliza os canteiros centrais das avenidas para instalar as estações de embarque e desembarque, será aplicado nos corredores Norte, Sudeste e Oeste, num total de 58 quilômetros. O formato é para dar agilidade, com faixa exclusiva. A velocidade média dos ônibus deve aumentar em 36%.

De acordo com a titular da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Kátia Castilho, o modelo havia sido pensado nas administrações anteriores, desde 2012.

“O que estamos fazendo é o melhor projeto para colocar os pontos no lugar certo e que a população usufrua do benefício. O modelo tem faixa exclusiva junto ao canteiro central. São avenidas que têm seus canteiros e as demais anda junto ao passeio, totalmente segregada”, afirma.

Os projetos básicos, cuja elaboração custou R$ 1,2 milhão, serão encaminhados à Caixa Econômica. Após o aval do banco, o processo licitatório para as obras deve ser lançado em novembro.

Segundo a secretária, o objetivo é deixar o processo licitatório pronto para que as ordens de serviço sejam assinadas a partir de janeiro, quando o governo federal pode voltar a financiar novas obras. A restrição é imposta pela Justiça Eleitoral.

Enquanto as obras não começam, os usuários reclamam da demora. “Com certeza esse novo sistema ia melhorar. O trânsito ia fluir melhor e o ônibus chegaria mais rápido”, diz a universitária Mariane Dutra, 20 anos. Por dia, ela “pega”, no mínimo, quatro ônibus. “Fico 40 minutos, uma hora esperando”, reclama.

Mariane reclama de demora de até uma hora à espera do ônibus. (Foto: Marcos Ermínio)
Mariane reclama de demora de até uma hora à espera do ônibus. (Foto: Marcos Ermínio)

Para a acadêmica Aline Garcia, 18 anos, enquanto as mudanças não chegam, era preciso colocar mais ônibus. “Estou esperando há meia hora só”, diz, já habituada a passar muito tempo à espera do transporte coletivo urbano.

O universitário Erdilei Ferreira Martins reclama que a demora é tanta que perde até o direito à integração, período em que mesmo passe pode ser utilizado em dois ônibus.

Os corredores - Na região Sudoeste, serão 21,73 quilômetros. O corredor exclusivo terá início no Terminal Aero Rancho, seguindo pela avenida Marechal Deodoro. Continuará pela avenida Bandeirantes, entra na Afonso Pena e segue até o Shopping Campo Grande, onde retorna pela outra pista, seguindo até em frente do Circular Militar, na rua Guia Lopes. De lá, passará pela rua Brilhante até atingir o Terminal Bandeirante e o Aero Rancho (pela avenida Marechal Deodoro).

O corredor Sul passa pela avenida Gury Marques, Costa e Silva , Rui Barbosa e 13 de Maio. São 16,94 km. O corredor Norte inclui a rua Bahia, Coronel Antonino, Cônsul Assaf Trad, Alegrete, Antônio Maria Coelho e Mato Grosso. Serão 19,50 km.

Nos siga no Google Notícias