ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

PRF, PM e Agetran fazem duas blitze em 300 m para "pegar" motociclista

Aline dos Santos | 18/09/2014 10:11
No grupo de risco do trânsito, motocicletas irreglares foram apreendidas em blitz no bairro Tiradentes. (Foto: Marcelo Calazans)
No grupo de risco do trânsito, motocicletas irreglares foram apreendidas em blitz no bairro Tiradentes. (Foto: Marcelo Calazans)

Duas blitze em 300 metros deram as boas vindas da Semana do Trânsito, que acontece de hoje a 25 de setembro. Enquanto a PRF (Polícia Rodoviária Federal) fazia a fiscalização na BR-262, próximo ao residencial Damha, no anel viário; a BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) realizaram blitz na avenida Marquês de Pombal. Em comum, o flagrante de motociclistas em situação irregular.

Em 15 minutos, a fiscalização da PRF identificou 40 motocicletas com alguma irregularidade. Segundo a assessoria de imprensa, foram recolhidas seis motos. Os problemas foram diversos: licenciamento de veículo, falta de equipamento obrigatório de segurança, pneu careca, sem retrovisor. A grande maioria estava sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a motocicleta ficou retida até a chegada de condutor habilitado.

“O motociclista é um ponto sensível. E o foco é a redução de acidentes”, afirma a chefe do núcleo de comunicação social da PRF, Vanessa Freire. A fiscalização começou às 7h e o local foi escolhido por ser próximo ao perímetro urbano, ponto de grande fluxo.

O encarregado de obras Daniel de Paula Assis, 35 anos, teve a moto XT 600 apreendida. O motociclista estava sem habilitação e com problema no documento do veículo. “Vai ser quase mil conto de prejuízo”, afirma.

PRF fez blitz na BR -262. (Foto: Marcelo Calazans)
PRF fez blitz na BR -262. (Foto: Marcelo Calazans)

Durante a Semana do Trânsito, a PRF também vai atuar dentro do perímetro urbano, em apoio à PM e Agetran. Segundo o policial Régis Carvalho, a corporação vai ceder efetivo, radares e bafômetros, mas sem lavrar auto de infração, o que é atribuição das autoridades responsáveis pela circunscrição.

“Vamos atuar junto com a fiscalização dentro de Campo Grande”, afirma Carvalho. Dentro e fora da cidade, a preocupação é com o excesso de velocidade. “No nosso Estado tem pouca rodovia duplicada e a invasão da pista contrária é causa frequente de morte. É nossa preocupação”, diz o policial.

Grupo de risco – Na Avenida Marquês de Pombal, no bairro Tiradentes, a fiscalização teve enfoque nas motos. “Os motociclistas têm sido 60% das vítimas fatais. É o grupo de risco, principalmente sem habilitação”, afirma o comandante da BPTran, tenente-coronel Jonildo Theodoro.

Até a próxima quinta-feira, serão realizadas blitz educativa e repressiva. Nesta quinta-feira, a blitz educativa acontece na Fernando Côrrea da Costa. Em 2013, foram 50 mortes de condutores de moto entre os meses de janeiro e setembro. Neste ano, até agora, são 41 óbitos, perfazendo redução de 18%.

Nos siga no Google Notícias