ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Projeto internacional de segurança no trânsito será lançado na Capital

Paula Vitorino | 09/05/2011 13:10

Ações pretendem diminuir acidentes com vítimas fatais e conscientizar motoristas sobre trânsito seguro

Integrantes do GGIT apresentaram ações para o projeto. (Foto: João Garrigó)
Integrantes do GGIT apresentaram ações para o projeto. (Foto: João Garrigó)

Nesta quarta-feira (11), Campo Grande será uma das sedes para o lançamento do projeto “Década de Ação pela Segurança Viária”, desenvolvido pela ONU em ao menos 17 países. Entre as metas e propostas do programa na Capital, está a redução anual de 6% dos acidentes com mortes e, principalmente, a mudança de pensamento dos órgãos de segurança de trânsito e dos motoristas em relação aos acidentes de trânsito.

O ano de 2010 terminou com 56 vítimas fatais em acidentes de trânsito. Em 2011, nos primeiros quatro meses, já foram registradas nove mortes. O número, segundo a Ciptran, representa uma diminuição de cerca de 30% em relação ao mesmo período do passado.

De acordo com o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), Alírio Villasanti Romero, o foco das ações será a prevenção e formação, principalmente, do jovem condutor – entre 18 e 25 anos – e dos motociclistas, que estão envolvidos em cerca de 80% dos acidentes na Capital, segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Dados da ONU revelam que a violência no trânsito é a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, além de matar mais crianças entre 5 e 14 anos em todo o mundo do que doenças como a Aids ou Malária.

As ações na Capital serão desenvolvidas pelo GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), formado por representantes de diversos setores com envolvimento direto no trânsito. A proposta é que todos os órgãos estejam envolvidos e empenhados nas atividades, que vão desde as escolas do ensino fundamental até as ações da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Até o dia 11, a Agetran vai finalizar a pintura de 55 estrelas em cada local onde houve um acidente com vítima fatal no ano passado – dois dos acidentes aconteceram no mesmo local.

“As estrelas vão servir como um sinal de alerta para as pessoas que passarem pelo local. Assim, elas vão lembrar que ali morreu uma pessoa em um acidente que poderia ter sido evitado, reduzindo a velocidade e respeitando a sinalização”, ressalta o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade.

A Agência também fará a distribuição do jornal do clube do Setinha diretamente nas residências das crianças associadas. A Capital ainda passará a contar com o “placar da vida” nos órgãos de trânsito, saúde e educação. O placar vai contabilizar as vidas perdidas no trânsito.

Monitoramento - Por meio de um painel de monitoramento, instalado na Agetran, os responsáveis pela Agência irão poder acompanhar em tempo real os acidentes que estiverem acontecendo em toda a Capital.

Rudel explica que o sistema vai possibilitar medidas mais precisas e rápidas nos locais de acidente. “Vou conseguir ter acesso aos acidentes da minha sala e poder agilizar providências necessárias de imediato. Isso vai mudar o jeito de pensar e armazenar as estatísticas”,diz.

A proposta do GGIT também é unificar as estatísticas sobre a violência no trânsito da Capital entre todos os setores responsáveis.

Serviço - O lançamento do projeto “Década de Ação pela Segurança Viária” será na Cidade do Trânsito, no Parque das Naações, às 9h

Nos siga no Google Notícias