ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Radares já multam em três pontos da Capital

Nadyenka Castro e Fabiano Arruda | 17/01/2011 16:55

Em outros seis os equipamentos ainda não foram aferidos pelo Inmetro

Equipamentos instalados em três pontos de Campo Grande já estão multando veículos que trafegam com velocidade acima do permitido ou no sinal vermelho. Quem for flagrado, terá de pagar multa e ainda perde pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o equipamento que passou a multar mais recentemente é o instalado na Rua Joaquim Murtinho, em frente ao Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza.

No local, motoristas têm opiniões divergentes sobre os radares. Para o vigilante Vagner Franco, a fiscalização não tem sentido, pois naquele ponto “não há como desenvolver velocidade”. “Isso é uma máquina de fazer dinheiro”, criticou.

Maiquel Santos, de 21 anos, considera positiva a fiscalização. “Os motoristas que sentem que a via oferece condição para correr, desenvolvem maior velocidade mesmo”, pontuou.

Ana Paula Peixoto, de 23 anos, tem opinião parecida. “É uma medida efetiva para conter alta velocidade. Esse é o caminho”.

Na opinião do motorista Francisco Macedo, a instalação dos equipamentos é necessária, principalmente, para conter motoristas que avançam o sinal vermelho. “Já tive problemas no trânsito por conta de outros que furam o sinal. E isso é um problema”, comentou.

Um dos pontos onde equipamentos já estão multando é na Joaquim Murtinho.(Foto: Simão Nogueira)
Um dos pontos onde equipamentos já estão multando é na Joaquim Murtinho.(Foto: Simão Nogueira)

Flagra – A reportagem do Campo Grande News testemunhou pelo menos três motoristas que avançaram o sinal vermelho, em apenas 20 minutos. Em entrevista com um deles, o motorista admitiu que não percebeu o semáforo vermelho e também desconhecia que o radar estava em funcionamento.

O motorista, que é morador de um assentamento próximo ao município de Ribas do Rio Pardo, defendeu-se dizendo que não vem frequentemente a Campo Grande e aproveitou para criticar a existência do radar em frente ao Centro de Convivência. “Radares têm de serem instalados em vias expressas. Porque um radar se já existe o semáforo?”, questionou.

Em vigor - Desde o último dia 6 as infrações flagradas pelo radar já geram multas. Antes dessa data o equipamento operava apenas em caráter educativo.

Também já geram multas os radares localizados em frente ao terminal rodoviário, na avenida Gury Marques, e na Joaquim Murtinho, em frente à Escola Estadual Hércules Maymone.

Ainda não estão funcionando, nem em caráter educativo, os equipamentos instalados no cruzamento da Rua Salgado Filho com a avenida Fábio Zahran (Via Morena); no da avenida Mato Grosso com a Rua Bahia; no da rua Antônio Maria Coelho com avenida Noroeste, e em frente aos terminais de transbordo: Aero Rancho, Morenão e Guaicurus. Segundo a Agetran, estes ainda não foram aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).

Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), avançar o sinal vermelho e trafegar com velocidade acima do permitido são infrações gravíssimas. A multa é de R$ 574,72 e sete pontos na CNH.

Nos siga no Google Notícias