ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Regulamento disciplina função dos agentes de trânsito em Campo Grande

Fabiano Arruda | 28/03/2012 10:58
Regulamento serve para fiscalizar trabalho dos agentes. (Foto: João Garrigó)
Regulamento serve para fiscalizar trabalho dos agentes. (Foto: João Garrigó)

Portaria publicada na edição desta quarta-feira do Diario Oficial de Campo Grande traz a aprovação de regulamento interno dos agentes de trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Desde a criação do órgão em 1998, os agentes seguiam regulamento da Agetran e não possuíam regulamento apenas para disciplinar suas funções.

Segundo o chefe do serviço de fiscalização da agência, Carlos Gomes Guarini, o texto tem como principal objetivo nortear a relação do agente com a população nas vias públicas, bem como sua conduta interna.

“Agora temos um mecanismos para cobrar os agentes”, explicou.

O regulamento traz as atribuições da função como “fiscalizar, autuar e adotar as medidas administrativas cabíveis relativas às infrações de circulação, parada, estacionamento, infrações de âmbito estadual previstas em convênios (Agetran/Ciptran/Detran), por excesso de peso, dimensões e lotação de veículos previstas em lei, regulamento e no Código de Trânsito Brasileiro”.

Outra pertinência do agente é “fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruídos produzidos pelos veículos automotores, ou pela sua carga”, bem como “exercer sobre as vias urbanas e rodovias municipais de Campo Grande os poderes de polícia administrativa de trânsito, cumprindo e fazendo cumprir o Código de Trânsito Brasileiro e demais normas pertinentes”, além de “interferir sobre o uso regular da via”.

O regulamento ainda traz determinações sobre processo disciplinar e as atribuições das funções previstas dentro da agência: Agente Chefe de Serviço de Fiscalização, Agente Chefe de Educação e Segurança, Agente Supervisor, Agente de Trânsito Ostensivo, Agente de Trânsito Motociclista e Agente de Trânsito Motorista.

Como proceder em acidentes de trânsito, com ou sem vítimas, além da organização de blitze, também estão descritas no regulamento.

Nos siga no Google Notícias