ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Semáforo substitui rotatória na Júlio de Castilhos com Orla Morena

Paula Maciulevicius | 13/09/2011 18:39

Conjunto de sinalização tem sistema de botoneiras para dar vez também aos pedestres e ciclistas

Novos semáforos podem gerar dúvidas para motoristas. (Foto: João Garrigó)
Novos semáforos podem gerar dúvidas para motoristas. (Foto: João Garrigó)
Fiscais da Agetran vão orientar motoristas até sábado. (Foto: João Garrigó)
Fiscais da Agetran vão orientar motoristas até sábado. (Foto: João Garrigó)

Os motoristas que trafegaram durante toda esta terça-feira pela avenida Júlio de Castilhos se depararam com uma novidade. Além da liberação do trecho com a Orla Morena, a rotatória que existia até pouco tempo deu lugar a um conjunto de quatro braços de semáforos.

“Melhorou em relação a rotatória, mas quero ver em horário de pico. Antes tinham vários acidentes. Mas o povo precisa acostumar com essa novidade do semáforo”, comenta o motoentregador Glauco César Baez, de 33 anos.

Ele que trafega sempre na região só acrescenta uma crítica “Se você precisa contornar, não dá mais, precisa dar a volta lá na frente ou vir aqui atrás”, completa.

Passados mais de 20 dias de interdição, a via como foi liberada não agradou ao taxista Pedro Roberto Mota. “É um erro isso aqui, está sem sinalização. Como é que quem está aqui vai passar? Tinha que ser semáforo em três tempos”, considera.

A mão em que o taxista se refere é aquela da Cabeça de Boi, na rua Praça Cuiabá. “Precisa ter um aqui para a gente, os motoristas não vão liberar para aqui passar, ficou pior do que estava”, define.

A interdição foi por conta da execução de obras e melhoria do fluxo de veículos, pedestres e ciclistas. Os semáforos foram instalados com sistema de botoneira, para dar vez também aos pedestres e ciclistas que transitam pelo local.

A justificativa para o semáforo, segundo o diretor de trânsito da Agetran, Janine Bruno é exatamente por conta do fluxo. Ele explica que nos últimos anos a frota de veículos aumentou em toda cidade, em especial na região do Santo Amaro.

Para taxista, quem vem da Praça Cuiabá pode ter dificuldades em entrar na avenida. (Foto: João Garrigó)
Para taxista, quem vem da Praça Cuiabá pode ter dificuldades em entrar na avenida. (Foto: João Garrigó)

“Neste ponto onde existia a rotatória, o trânsito ficou saturado havendo a necessidade do semáforo que acaba de vez com o tumulto. Para a administração municipal o mais importante é a mobilidade segura dos motoristas e pedestres”, concluiu.

O conjunto de semáforos que dividiu opiniões agradou o motociclista Josemar da Silva Oliveira, de 36 anos. “Está excelente, assim os condutores respeitam mais”, diz.

Nos próximos dias fiscais da Agetran devem permanecer no local até sábado, a fim de orientar os motoristas. Segundo o diretor-presidente da Agência, Rudel Trindade, os agentes vão orientar onde foram proibidas as conversões e quanto às demais dúvidas.

Para quem desce pela avenida Júlio de Castilhos não é mais permitida a conversão à esquerda, na Orla Morena e o mesmo vale para quem sobe. “Os motoristas vão ter que fazer o retorno na Orla Morena em vez de contornar”, explica Rudel.

Os demais semáforos na avenida Tamandaré com a rua Saldanha da Gama e na General Nepomuceno Costa com a avenida Madrid, ainda vão passar por análise até ser decidido se vão permanecer ou não.

“São semáforos provisórios que vão até sábado, quando a Orla Morena inaugurar, mas a Agetran vai analisar”, confirma Rudel.

Nos siga no Google Notícias