ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Tragédia com ônibus que saiu de Jateí é a mais grave na Bahia em 20 anos

Marta Ferreira | 04/12/2011 09:05

Entre os pertences das vítimas, havia brinquedos, possivelmente presentes de Natal para os filhos

Doze vítimas do acidente seguem internadas, uma delas em estado gravíssimo. (Foto: Agência À Tarde)
Doze vítimas do acidente seguem internadas, uma delas em estado gravíssimo. (Foto: Agência À Tarde)

O acidente envolvendo um ônibus que transportava trabalhadores no corte de cana-de-acúçar de Mato Grosso do Sul para o Pernambuco, ocorrido ontem, foi o pior em 20 anos as rodovias da Bahia.

Desde 1991, o Estado não registrada um acidente com tantas mortes. Naquele ano, houve uma otura tragédia na BR-265, com 34 mortes.

O acidente de ontem por volta da 1 hora, entre uma carreta de Santa Catarina que carregava gesso, um caminhão do Rio Grande do Sul e o ônibus de viagem da empresa TCB, placa AFW 0946 (SP). O veículo havia saído de Jateí, com destino às cidades de Buíque e Pedra, de onde eram os trabalhores. Eles atuavam no corte de cana na Central Energética Vicentina, usina na cidade de mesmo nome, vizinha a Jateí.

Ontem, ninguém quis se pronunciar na empresa. Esse tipo de fretamento é irregular, mas o ônibus circulava com uma liminar da Justiça Federal, emitida no Paraná, autorizando o transporte de passageiros entre as cidade de Cubatão (SP) até Fortaleza (CE), segundo informou ontem o presidente da comissão Regional de Fiscalização do Transporte de Passageiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ruvenal Farias. A Justiça em Brasília também concedeu decisão que impede a apreensão do veículo em caso de blitz ou operação policial, pois possui uma outra limiar da Justiça de Brasília.

Um sinal de que os trabalhadores estavam voltando para passar o Natal em casa foram os muitos brinquedos encontrados nos pertences das vítimas do ônibus,.

A colisão ocorreu quando o condutor da carreta perdeu o controle da direção em uma curva e bateu no ônibus que seguia em direção contrária e fazia uma ultrapassagem na pista do meio. A batida jogou o ônibus contra o caminhão que estava na terceira pista e viajava carregado de material de escritório. O motorista do caminhão sobreviveu ao acidente.

No local, morreram 31 pessoas. Mais 2 morreram a caminho do hospital Os corpos dos a foram encaminhados ao Instituto Médico Legal dos municípios de Jequié, Brumado e Vitória da Conquista.

Como estão os feridos ?-O motorista da carreta, Márcio Klenio Machado, teve alta ontem, mas não quis falar com a imprensa. Outros doze ocupantes do ônibus seguem internados em estado grave, três deles na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O caso mais grave é o de Damião da Silva Pereira, com suspeita de morte cerebral.

Os 11 internados em estado grave são: José Cláudio Cavalcanti da Silva; João Valdemir Bezerra da Silva; Jurandir Bezerra Cavalcanti; Jorge Batista da Silva; Rafael dos Santos; Edivando de Melo Silva; Valdison Monteiro de Santana; Gilmarques Alves da Silva; Everaldo Cavalcanti da Silva; Genilson de Melo Moreira; e Ailton Pereira da Silva.

(Com informações do Jornal A Tarde)

Nos siga no Google Notícias