ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Uso da cadeirinha reduz acidentes com mortes de crianças

Nícholas Vasconcelos | 19/10/2012 20:07
A pequena Valentina de três anos vai na cadeirinha desde do carro da mãe depois da escola. (Foto: Minamar Júnior)
A pequena Valentina de três anos vai na cadeirinha desde do carro da mãe depois da escola. (Foto: Minamar Júnior)

A obrigatoriedade do uso da cadeirinha infantil reduziu em 23% o número de mortes de crianças em até 10 anos em acidentes de trânsito, segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O estudo divulgado essa semana avaliou o primeiro ano da Lei e apontou que o equipamento foi responsável por uma redução de 15% no número de óbitos de menores de 10 anos no país, a partir das informações do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde.

Segundo a pesquisa, de setembro de setembro de 2009 a agosto de 2010, foram registradas as mortes de 296 crianças. Já entre setembro de 2010,quando a lei passou a valer, e agosto de 2011, o número caiu para 227. De acordo com o Ipea, em seis anos, é a primeira vez que há registro de queda.

Nas ruas de Campo Grande, o uso da cadeirinha é consenso entre os que transportam os pequenos. A jornalista Marithe Cogo, 30 anos, conta que sempre transporta a filha Valentina, de 3 anos, com o uso da cadeirinha, e que tanto no carro dela quanto o do marido têm o equipamento. “Eu já sofri uma batida traseira,você sente o impacto e que pode ir pra criança se não estiver na cadeirinha”, detalha.

O levantamento do Ipea apontou que nos cinco anos anteriores à obrigatoriedade, houve aumento gradual do número de mortes. De 1°de setembro de 2005 até 31 de agosto de 2006 foram 238 mortes; enquanto de 1° de setembro de 2009 até 31 de agosto de 2010 foram 296 óbitos.

 De acordo com a resolução, crianças de até 12 meses devem ser transportados no bebê-conforto. De um a quatro anos, têm de seguir em cadeirinhas e entre quatro e sete anos e meio, o ideal é que utilizem o assento de elevação.

A sensação de segurança também é apontada como uma das garantias para quem usa a cadeirinha, como diz a diretora de escola Eliete Barros, 50 anos, que havia ido buscar o neto Theo Barros, de 1 ano e quatro meses na escola. “Eu tenho no meu carro, no carro da minha filha e a certeza da segurança quando carrego”, contou.

Nos siga no Google Notícias