ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Veículos

Audi Q8 começa a ser vendido no Brasil

Modelo chega ao Brasil em duas versões: Performance e Performance Black a partir de R$ 471.990

Márcio Martins | 15/08/2019 17:20
Modelo conta com a imponente grade Singleframe com design octogonal (Fotos: Divulgação/Audi)
Modelo conta com a imponente grade Singleframe com design octogonal (Fotos: Divulgação/Audi)

O novo Audi Q8 chega ao Brasil completamente novo, sendo o SUV mais tecnológico da marca alemã. E vem para concorrer diretamente com o MW X6 e Mercedes Benz GLE Coupé.
No visual, o Q8 mescla o desenho de coupé de luxo de quatro portas com um SUV de grande porte com apelo esportivo. Na frente o modelo conta com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes também destacam a aparência agressiva.

Graças às portas sem molduras – uma das principais inovações de design dos últimos anos – a linha do teto do tipo coupé se estende visualmente ao longo da carroceria, terminando no longo spoiler de teto. A linha de teto apresenta suave queda na direção das colunas D, que são sustentadas por contornos largos e musculosos.

Linha do teto do tipo coupé se estende visualmente ao longo da carroceria
Linha do teto do tipo coupé se estende visualmente ao longo da carroceria
SUV é equipado com motor 3.0 TFSI que desenvolve 340 cv de potência
SUV é equipado com motor 3.0 TFSI que desenvolve 340 cv de potência

Embaixo do capô, O SUV é equipado com motor 3.0 TFSI que desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. Faz de 0 a 100km/h em 5,9 segundos.

O sistema de tração do Q8 é forte e eficiente ao mesmo tempo, graças à nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.

Painel apresenta diversas opções ao motorista durante a viagem
Painel apresenta diversas opções ao motorista durante a viagem
Audi Virtual Cockpit tem tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações
Audi Virtual Cockpit tem tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações
Transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves
Transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves
Q8 oferece conforto aos passageiros
Q8 oferece conforto aos passageiros

Por dentro um show de tecnologia e requinte, o modelo conta com dois displays de alta resolução sensíveis ao toque. O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. O inferior possui 8,6 polegadas e permite o gerenciamento do ar-condicionado e outras funções de conforto. Um “click” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. Além de tudo isso, o modelo conta com comandos de voz para acionar os sistemas.

Há ainda o Audi Virtual Cockpit, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação. O novo Q8 ainda oferece o avançado sistema de som de alta qualidade Bang & Olufsen que entrega som 3D com a mesma acústica nos assentos dianteiros – o item está disponível na versão Perfomance Black.

Outra tecnologia presente no Q8 é o Traffic Jam Assist é a combinação do controle de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist. Em utilização, o sistema controla o carro em todas as faixas de velocidade, dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância e detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas adjacentes e em frente. Uma vantagem em trânsitos pesados: o Q8 adapta automaticamente sua velocidade à situação de tráfego.

O modelo também pode ser usado em trechos off-road e não faz feio, o diferencial central do carro transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração. 

Sistema controla o carro em todas as faixas de velocidade
Sistema controla o carro em todas as faixas de velocidade
SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado
SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado
Sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h
Sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h

Com cinco braços, as suspensões na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte. A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Nas versões disponíveis no Brasil, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. No eixo dianteiro há freios a disco com pinças de alumínio fixas.

O Audi Drive Select permite a seleção de sete diferentes perfis de condução, incluindo o programa off-road – nesta última opção, o Q8 se beneficia da tração quattro, dos balanços curtos e da grande altura em relação ao solo, que pode chegar a até 254 milímetros com a suspensão pneumática adaptativa e 220 milímetros com a suspensão padrão. A plataforma eletrônica do chassi captura o ângulo de inclinação do carro e exibe essas informações para o motorista no MMI. Em encostas íngremes, com mais de 6% de inclinação, o controle de descida em declive fornece suporte com frenagem automática. O sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h.

O Q8 é fabricado na planta de Bratislava, Eslováquia e chega em duas versões. A Performance é oferecida a partir de R$ 494.990,00 e a versão Performance Black a partir de R$ 531.990,00, que agrega o sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto interior na cor preta, acabamento refinado das soleiras das portas em alumínio, capa do espelho retrovisor externo em preto, pacote exterior High Gloss Black e kit S line e pinças de freio em vermelho.

Nos siga no Google Notícias