ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

A crueldade da melancolia

Por Adriana Camargo do Nascimento (*) | 01/02/2011 10:29

Deveras saber que tal sentimento cuja alma invoca piedade é silencioso e aterrorizador, tendo em suas víceras a pulsão de morte entrelaçada à culpabilidade inconsciente. Essa tal melancolia é mais comum entre pessoas, que possuem sensibilidade aguçada. É um estar contínuo, por vezes solitário outrora acompanhada de angústia.

Com a dissipação do impulso de vida, o sujeito se torna vulnerável ao mundo externo,tornando –se indigno da vida. O estado de alegria nesse tipo de personalidade é sorrateiro e fulgáz. Antigamente era conhecida com a Tristeza Negra ,um horror paralisante.

É frequente expressar a idéia passiva de renúncia diante da batalha da vida onde surge a perda da auto- estima por vezes tão profunda que se abandona qualquer esperança de recuperá-la. O ego vê-se abandonado pelo superego deixando enfraquecer.Os atos destrutivos ocorrem no estado melancólico como forma de auto –punição.

Diante de tal contexto é importante salientamos que a ordem é ressignificar como a cada raiar do sol indo em busca do conhecimento pessoal podendo assim, entrar em contato com sua real dor e denominá-las .

A busca de profissionais especializados facilita e instrui o caminho da possível amenização do sentimento de melancolia e possibilita o reencontro do equilíbrio emocional. As pessoas são como diamantes brutos, só adquirem brilho e validade depois da passagem por processo de lapidação, portanto, torne-se instrumento de lapidação deste ser único, que é você.

(*) Adriana Camargo do Nascimento é psicóloga.

Nos siga no Google Notícias