A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

01/08/2015 14:00

A justiça e o plano de saúde

Por Rahiza Da Silva Rodrigues (*)

A saúde, atualmente, no País é a nítida tradução do descaso e precariedade. Sabe-se que se trata de direito constitucional de todos e dever do Estado:

Veja Mais
Tédio é a falta de projeto
Dólar alto: bom ou ruim para o agronegócio?

Artigo 196 da CF: A saúde é direito de todos e dever do Estado, não sendo de fato essa realidade que vivemos.

Diante da realidade da sociedade e da imperiosa necessidade de suprir a “falha” estatal, surgem os Planos de Saúde, que vêm com o objetivo de constituir umsegurode proteção das pessoas contra oriscode terem que vir a incorrer em despesas médicas.

O Estado, não suprindo a necessidade da população, permite que as empresas privadas prestem serviços médicos através do plano de saúde.

Estimando o risco geral das despesas de saúde de um grupo, surgem as seguradoras que desenvolveram uma estrutura financeira, com a possibilidade de assegurar fontes de rendimento de modo a disponibilizar odinheironecessário para pagar os benefícios médicos especificados naapólice de seguro.

Ainda assim, os consumidores leigos não procuram, no plano de saúde, a cobertura exclusiva dos apropriados procedimentos, mesmo porque são imprevisíveis. Sua perspectiva consiste em obter amparo geral de assistência médica e hospitalar a riscos futuros.

O valor que o plano de saúde tem na vida de cada um é incrível, tanto que os funcionários valorizam empresas que proporcionam estes benefícios de assistência à saúde, sem contar que o indivíduo saudável pode exercer inteiramente suas atividades e ter uma boa qualidade de vida. Ao contrário de uma pessoa doente, que tem baixa produtividade e redução nos padrões de vida. O plano de saúde é um sinal de respeito aos colaboradores, não deixando de lado até mesmo pequenas empresas como: salões de beleza, pequenos escritórios, bares, artesanatos, padarias e outras. Para suprir tais necessidades,vejamos os diversos tipos de contratos de planos de saúde:

• Contrato individual ou familiar

É aquele oferecido para pessoas físicas ou famílias inteiras.

• Contrato coletivo

Esse tipo de contrato é firmado entre pessoas jurídicas (como empresas) e as operadoras de planos de saúde para atender a um determinado grupo de pessoas (como funcionários). Pode ou não aceitar a inclusão de dependentes (como membros da família que não trabalham na empresa). Nesse tipo de contrato, pode ainda haver duas vertentes:

• Contrato coletivo empresarial:

a adesão do beneficiário é automática e obrigatória;

• Contrato coletivo por adesão, nesse caso, a adesão é opcional.

Muitas vezes, o pensamento que temos, ao vermos o valor do plano de saúde, é qual foi a ultima vez que utilizei, procurando sempre uma forma de cortar esse gasto, mas é preciso muito cuidado, pois nem sempre trará benefícios.

Até mesmo as pessoas que não utilizam com frequência o plano de saúde têm benefícios, sendo queos custos são bem mais acessíveis, com mensalidades mais baixas, assim pagando pequenas taxas apenas quando precisar utilizar, reduzindo ainda mais o valor mensal. Levando em consideração a despesa mensal é um gasto necessário e, de certa forma, protetor de um dos bens mais preciosos,que é a saúde.

(*) Rahiza Da Silva Rodrigues, acadêmica de Direito da Uniderp Anhanguera

Tédio é a falta de projeto
Recentemente, deparei-me com duas situações. Na primeira, eu almoçava com dois amigos, ambos na faixa dos 55 anos de idade, funcionários públicos bem...
Dólar alto: bom ou ruim para o agronegócio?
Claro, depende da hora e do mercado, exportação ou de mercado interno. Agora, falando da soja, o principal produto da pauta brasileira de exportações...
Marcas lutam diariamente para impactar as pessoas
Segundo pesquisas, temos contato com aproximadamente 2.000 marcas em um dia “comum” e menos de 300 delas ficam em nossa memória. Por isso, essas marc...
A modernização das leis do trabalho: oportunidade, não oportunismo
Crises econômicas em qualquer país do mundo ensejam debates sobre reformas. São nos cenários de recessão prolongada que as nações se defrontam com se...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions