ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

A mediação nos conflitos familiares

Por Valnice de Oliveira (*) | 18/03/2024 08:30

Quando se trata de conflitos familiares, a Mediação torna-se indispensável. Mas o que é Mediação? A Mediação é um método, mais rápido e eficiente, de resolver conflitos.

A Mediação é dirigida por um Mediador, que tem o papel de intermediar o diálogo entre as pessoas que estão brigando. As pessoas envolvidas, com a ajuda do Mediador de Conflitos, chegam a um acordo, resolvem as suas questões, de forma pacífica.

Na Mediação não há perdedores, diferentemente de um Processo Judicial, por vezes muito longo, onde no final um ganha e o outro perde.

E por que a Mediação nos conflitos familiares é indispensável?

A Mediação nos conflitos familiares é indispensável, pois a família é um núcleo de relação continuada. Por exemplo: por mais que ex cônjuges ou ex companheiros não queiram ter qualquer tipo de comunicação/convivência, existe um elo entre eles, que são os filhos, o que torna impossível que não tenham algum tipo de contato.

E é aí que surge a dificuldade de manterem uma comunicação respeitosa, porque, geralmente, há muitas dores, muito sofrimento, ressentimentos, o que é normal. E a depender das circunstâncias da separação, sequer existe comunicação. E nesse cenário de guerra, todos são prejudicados, sobretudo os filhos.

Assim, surge a necessidade de que um terceiro imparcial as auxilie e estimule a resolver de forma consensual o conflito, utilizando-se de técnicas próprias da Mediação.

Portanto, em uma Sessão de Mediação, principalmente quando se trata de conflito familiar, trabalha-se a retomada da comunicação, entre os ex cônjuges ou ex companheiros. Isto porque, o que mais importa é estimular o diálogo, é saírem as pessoas com um olhar diferente, refletindo sobre a importância de resolverem suas diferenças de forma pacífica, para o bem de si mesmos e de seus filhos.

A verdade é que para além do que chamamos de “desafogar o Poder Judiciário” (diminuir o número de ações judiciais), a Mediação tem o objetivo da pacificação social.

(*) Valnice de Oliveira é Advogada Especialista em Direito de Família e Sucessões, Conciliadora e Mediadora Judicial e Facilitadora em Justiça Restaurativa em Formação.

Nos siga no Google Notícias