A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

28/01/2016 16:09

A vida é crise, então estude muito e sempre!

Por Ruy Chaves (*)

A vida é crise. Crise é um estado permanente de mudanças e as mudanças sempre trazem ameaças e oportunidades. Sabedoria significa transformar ameaças em oportunidades e é imprescindível ser outro a cada dia, afinal, nenhum dia é igual ao outro.

Não reconhecer oportunidades ou, pior, transformar oportunidades em ameaças, o que se percebe com frequência indesejada, é um indicativo da incapacidade de usar o pensamento como o mais importante instrumento de trabalho, o que expressa o pensar pouco ou desprezar o pensamento. Pensar para agir não dói e, normalmente, leva a excelentes resultados.

A crise pode gerar o caos, relação entre ameaças e oportunidades em que as ameaças são muito fortes e em que as oportunidades oferecem grandes riscos.

A vida é crise e caos. Portanto, em tempos sob velocidade de mudanças, compreender a vida em crise permanente é um ato de sabedoria. Arrancar os cabelos, viver se lamentando, chorar em desespero, enfiar a cabeça em qualquer buraco, se esconder debaixo do cobertor, fugir de tudo e de todos são comportamentos que indicam sabedoria zero, não solucionam crises e levam ao caos.

Menino, ainda, Míope Astigmático o meu nome, há cerca de 2.500 anos,em minhas longas conversas com meu Mestre, Sócrates – quanto ainda não consegui compreender – repetidas vezes ouvi: “Jovem Míope Astigmático, a coragem é a primeira virtude humana, porque permite as outras virtudes”.

Finalmente consegui compreender que a coragem é pilar para a vida e a esperança, imprescindível sempre e para tudo, até no fracasso. Porque o fracasso não pode ser a consequência da derrota,o fracasso não pode ser apenas o fracasso, nunca pode ser o fim. O fracasso tem que ser recomeço sempre, tem que impor sempre novas e melhores oportunidades de fazer, um fazer com mais motivação e sabedoria. O fracasso precisa ser uma forma importante de aprendizado e aprender com o fracasso do outro é sabedoria e dói muito menos do queno outro que fracassou.

Então, sim, o Brasil está em crise, mas a inflação, a recessão e o desemprego expressam o fracasso da ética, da política e da economia, não o seu fracasso. Daí, mais que sempre, coragem!Esteja sempre forte para superar as crises geradas pelo fracasso dos que estão à frente da economia e da política e que impactam tanto a sua vida. Esteja sempre forte para lutar pelo Bem Comum, para a garantia da ética de princípios e dos valores que fazem do animal homem um ser verdadeiramente humano.

Estude muito, estude sempre, não há melhor investimento. Como ensinou meu amigo Sun Tzu, se você se conhece e conhece seus inimigos está preparado para enfrentar cem batalhas. A crise pode ser inimiga mortal. Rompa com a sociedade do excesso, excesso de pessoas e de instituições que pensam e agem de formas similares, que somente têm para oferecer ao mercado o que o mercado já tem em excesso. Quem estuda por toda a vida está sempre preparado para enfrentar cem batalhas. Seja senhor de seu destino e não escravo de suas circunstâncias. Panta rei.

(*) Ruy Chaves é diretor da Estácio e da Academia do Concurso

Logística reversa: pensamento sustentável pelas gerações futuras
Incertezas são o que mais temos, porém ideias norteadoras e essenciais para a construção de um futuro mais sustentável já existem. Não podemos ignora...
Quando, também na escola, se dialoga sobre as religiões
Temos percebido uma crescente preocupação acerca do papel social da escola e da educação que acontece neste espaçotempo. Numa perspectiva de sociedad...
19 anos de Código de Trânsito Brasileiro
No dia 22/01/17, o atual Código de Trânsito Brasileiro completa 19 anos de vigência. Após 31 Leis que o alteraram, com o complemento de 655 Resoluçõe...
Previdência Social: verdades e mentira
Com a reforma da Previdência, e já que acabaram com o Ministério da Previdência, vários ministros dispararam versões sobre o tema, mas como não sabem...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions