ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artigos

Acessibilidade, passe adiante...

Por Silva Junior (*) | 23/09/2011 11:34

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda imundicia - 1 João 1:9

Causa repulsa a falta de compreensão de motoristas em estacionar veículos em lugares proibidos ao longo de trechos na área central de Dourados, locais exclusivo para cadeirantes, idosos, dentre outros, realidade que dificulta sobremaneira a locomoção dessas pessoas especiais que carecem atenção redobrada.

Esta prática, lamentavelmente, pelo que parece também não ocorre somente por estas bandas, esse flagrante vergonhoso não poderia ter outro norte a não ser em vez de auxiliar, criar barreiras para o avanço de quem em tese goza o mesmo direito de ir e vir.

Esse quadro não pode permanecer, alguém precisa tomar a dianteira e desenvolver campanhas educativas, punitivas, seja lá qual for, com propósito de sensibilizar os cidadãos sobre a importância de se respeitar as placas indicativas.

Além de ser uma questão de respeito, é também de solidariedade para com o próximo. Está em evidência a Semana do Trânsito, o momento é mais do que oportuno para uma reflexão profunda sobre como é vital conduzir veículos na defensiva, ligar as setas quando for virar para direita ou para esquerda e tomar cuidado dobrado ao procurar um lugar para estacionar, sem atropelar o processo.

Há pessoas que acham que acessibilidade diz respeito apenas à colocação de rampas e elevadores, mas não é só isso. O que chamamos de acessibilidade plena é dar condições para que os deficientes possam exercer sua cidadania como um todo, com acesso à escola, mercado de trabalho e outros.

Apesar dos avanços, principalmente no campo tecnológico, ainda falta muita iniciativa de inclusão de pessoa com deficiência nas escolas, no mercado de trabalho e nos meios de transporte.

Se todos fossem maleáveis e cumprissem rigorosamente suas obrigações, sabendo que meu direito termina quando começa o do outro, certamente o absurdo de ter seu espaço usurpado não passaria de contos e estórias.

Nessa quarta-feira, 21, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, centenas de deficientes e familiares promoveram passeata em várias partes, clamando por socorro.

Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população.

(*) Silva Junior é jornalista.

Nos siga no Google Notícias