ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Ações afirmativas nas universidades brasileiras

Por José Goldemberg (*) | 04/08/2016 09:40

Um relatório de 2013 sobre a questão das ações afirmativas em universidades brasileiras preparado a pedido da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (clique aqui para acessar o documento) traz elementos ainda muito úteis para o debate do tema, que está longe de ter se esgotado. Vale a pena retomá-los.

Ele começa lembrando a origem das ações afirmativas nos Estados Unidos tomadas em 1961 pelo presidente Kennedy, como parte de diversas políticas públicas com o objetivo de diminuir as tensões sociais resultantes da discriminação racial, que em alguns Estados naquele tempo ainda tinham características similares às do regime de apartheid.

O estabelecimento de cotas tem sido um recurso de que se têm valido diversos países para assegurar maior participação de contingentes demográficos que sofrem com discriminação nas atividades de empresas e governo, como mulheres ou pessoas com deficiências físicas. Nesse mesmo contexto enquadram-se as cotas raciais ou sociais no acesso a universidades, utilizadas de diversas maneiras por diferentes nações.

A Constituição brasileira de 1988 estabeleceu reserva de vagas para deficientes físicos, que passou a ser adotada em concursos públicos, com a ressalva de que o emprego ou cargo a eles destinados não exija plena aptidão física. Isso marcou o início da reserva de vagas para grupos específicos no Brasil.

Com o tempo, outros grupos sociais passaram a pleitear a cotização de vagas para “garantir” uma participação mínima em determinadas instituições, como as universidades públicas.

A introdução de cotas sociais ou raciais afeta as diversas carreiras das universidades de forma muito diferente e não há dúvida de que cria o risco de permitir o acesso de alunos não suficientemente preparados para acompanhar os cursos em detrimento de outros que foram excluídos por causa das cotas.

Existem várias análises sobre o aproveitamento dos “cotistas” nas universidades onde as cotas já foram implantadas. Ainda é cedo para se ter clareza sobre esta questão, mas pesquisas mostram que:

- A nota média dos concluintes das universidades estaduais e federais que ingressaram por meio de ações afirmativas em testes de conhecimentos gerais é menor do que a de concluintes que ingressaram pelo método convencional.

- Para ingresso nas universidades por meio do Enem, dados preliminares mostram que a nota de corte para os cotistas é praticamente igual à nota de corte dos não cotistas. Se confirmados, estes dados mostram que a criação de cotas é no fundo irrelevante, porque não dá vantagens especiais aos não cotistas.
No entanto, os dados do relatório de 2013 mostram que, para cursos como medicina, engenharia e direito, as notas de cortes são diferentes.

Por outro lado, criar cotas sociais e raciais a curto e a médio prazo tende a baixar o nível de universidades e deixa a desejar em muitas áreas.

Introduzir cotas nas universidades públicas brasileiras como instrumento para compensar/corrigir discriminação racial ou social é muito mais fácil e menos oneroso do que corrigir o problema fundamental, que é tornar o ensino médio melhor, dando mais oportunidade para os estudantes de menor renda. O grande problema, de fato, é melhorar a qualidade e a equidade do ensino fundamental e médio para que todos tenham as mesmas oportunidades no acesso ao ensino superior.

As principais conclusões do relatório são as seguintes:

- Com base na experiência nacional e internacional, a introdução de cotas sociais ou raciais não é o melhor instrumento para facilitar o acesso às universidades, conforme se pretende.

- Cotas não garantem que os alunos cotistas tenham o desempenho esperado, o que acaba por encorajar a evasão. Isto ocorre particularmente nos cursos mais competitivos (medicina, engenharia e direito), podendo, inclusive, levar a uma redução da qualidade dos cursos.

- É necessária e urgente a reestruturação do ensino básico e fundamental.

- A discriminação social ou racial no Brasil, que é uma realidade incontestável, deve ser eliminada, sim, mas não apenas com foco no acesso às universidades públicas.

- O problema das cotas é complexo e as decisões a serem implementadas não devem prejudicar o desempenho das universidades públicas, cuja excelência é indispensável para o desenvolvimento do País.

(*) José Goldemberg é ex-reitor da USP e presidente da Fapesp

Nos siga no Google Notícias