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11/11/2014 14:20

Atitudes negativas: como evitar a baixa produtividade nas empresas?

Por Marcelo Cardoso (*)

Você acorda cedo, toma banho, se arruma, enfrenta o trânsito, chega ao trabalho com a certeza que vai ter um dia produtivo e, quando vai para a copa para tomar um cafezinho, dá de cara com aquele colega “reclamão”. Você mal entra e ele já começa: fala mal do chefe, da reunião que tiveram ontem, da limpeza, reclama do salário, do tema da festa de final de ano, do chefe que cobra demais, etc.

E, quando você pensa que está quase acabando, chega outro reclamão. Sim, não é apenas um, eles são uma equipe. Um grupo formado por pessoas que não conseguem de forma alguma parar de falar mal de seu ambiente de trabalho. Você, que estava tão animado, começa a se questionar: “poxa, acho que ele tem razão, que tema foi esse da festa de final de ano? E o salário, não tá dando nem mesmo para pagar a escola dos meus filhos!”. Pronto, você já está negativamente contagiado.

Em outra situação, você acorda cedo, toma banho, enfrenta o trânsito, chega ao trabalho e tem a certeza que o dia não será produtivo. Você está cansado de fazer a mesma coisa, não acredita que terá aquela sonhada promoção, seu chefe só pega no seu pé. Então, o primeiro colega de equipe que você vê, corre para poder desabafar sua situação. Fala tudo que acha que está errado. Alguns colaboradores, não dão bola, mas outros concordam exatamente com o que você diz. Você não pode estar errado!

É muito comum pessoas com atitudes negativas acabarem influenciando o ambiente e a outras pessoas. Esse comportamento afeta diretamente o clima organizacional, criando uma cultura do pessimismo profissional, afetando diretamente os colaboradores, equipe e, é claro, a empresa.

Para o colaborador, conviver com um ou com um grupo de reclamões pode provocar desgaste físico e emocional, transformado o dia a dia de trabalho num verdadeiro inferno. Na equipe, o comportamento gera uma quebra na motivação, enfraquece o espírito e o engajamento, cria um ambiente de incertezas, gera conflitos de relacionamentos, estresse e baixa produtividade.

Já o reclamão, muitas vezes não tem a menor noção do quanto está afetando negativamente os outros e o seu ambiente, porque na visão dele, tudo está errado e ele precisa “alertar” os outros e desabafar suas angustias.
Se formos analisar por qual motivo existem pessoas assim, podemos chegar, na maioria das vezes, na insatisfação. Profissionais que sentem que não são reconhecidos, que estão na mesma função há muito tempo, que não enxergam crescimento dentro de sua área de trabalho, podem se transformar em um reclamão. A falta de perspectiva pode gerar uma desmotivação e a necessidade de externar o sentimento.

Então, como lidar com a situação? Antes de qualquer coisa, identifique-se. Você está em um ambiente de negativismo criado por um ou mais reclamões ou você faz parte da equipe desmotivada? Se for a primeira situação, a saída é se juntar com os “não reclamões” e discutir a melhor forma de abordar a pessoa que coloca o “ambiente para baixo”.

Evitar um colega com este problema pode parecer uma solução mais fácil, mas não é nada humana e muito menos inteligente, você só estará empurrando o problema com a barriga.

Portanto, dialoguem. Faça com que a pessoa possa identificar por quais motivos se sente tão insatisfeito. Incentive a conversar com o líder, leve a situação para a esfera superior com o objetivo de chegarem a um ponto de equilíbrio.
Às vezes, a insatisfação é algo íntimo que acaba afetando a área profissional. Se for esse o caso, talvez a ajuda de um profissional de RH ou um coaching, por exemplo, seja mais adequada.

Agora, se você é o reclamão, reflita. Por que está se sentindo assim? Como disse, se for algo íntimo, procure um profissional. Mas, se o problema é seu trabalho, reavalie sua situação. Se está se sentindo insatisfeito e injustiçado de alguma forma, converse com o seu líder. Explique sua situação de uma forma objetiva.

Apresente suas ideias, mostre pontos que devem ser melhorados na equipe, demonstre interesse, mostre disposição. Se de alguma forma, não sentir que a atitude melhorou sua insatisfação, então, reflita novamente. Veja se não está na hora de voltar a estudar, de procurar uma nova oportunidade de trabalho, de mudar de profissão.

Para tudo neste mundo há uma saída e uma solução. Não podemos nos deixar sermos arrastados por falsas ilusões e pelo pessimismo. Todas as pessoas têm momentos de negatividade e desânimo, isso é normal. O que não deve ser normal é viver diariamente envolto nesta situação, sem a menor chance de se permitir mudar.

(*) Marcelo Cardoso é especialista em coaching, PNL (Programação Neuro Linguística) e fundador da Arco 7.

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