ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Artigos

Celebração da resistencia Guaná Terena

Lindomar Lili Sebastião | 09/04/2016 10:12

Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exaurí-la ele vai embora. Deixa para trás o túmulo de seu pai sem remorsos. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e o direito dos filhos. Sua ganancia empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos. Suas cidades são um momento para os olhos do homem vermelho, mas talvez sejam assim por ser o homem vermelho um selvagem que nada compreende (Cacique Seatlle – Estado de Washington, 1855).

Abril, mês de celebração dos povos indígenas. a data foi criado pelo Presidente Getúlio Wargas via o Decreto 5540 de 1943, sugestão das lideranças indígenas participantes do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano ocorrido no México. O objetivo deste marco está voltado para a reflexão sobre a cultura dos povos indígenas.

O grupo Guaná Terena é um dos povos étnicos do Estado de Mato Grosso do Sul,com aproximadamente 23 mil habitantes distribuídos entre os municípios de Dourados, Sidrolandia, Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, Aquidauana e Miranda. Formado segundo seus costumes, língua, tradição e organização, seu estratos social é classificado em nâti ( líderes) composta pelas famílias extensas e de prestígios, Váherexâne (pessoas comuns) e kaúti ( escravos capturados em períodos das guerras intertribais), apenas a terceira divisão, as do kaúti desapareceram nessa estrutura. Assim apresentam-se os Terena, de origem autóctone que, ao longo de sua história, viveram em terras chaquenhas e pantaneiras. Atualmente, concentram-se em grande parte nas regiões pantaneiras, resistindo a todas as formas de extinção de seu éthos, de sua religião tradicional (o xamanismo), de seus costumes (danças, hábitos, ritos, mitos etc.), de sua língua e de sua forma de organização sociopolítica.A participação de várias formas desse grupo, na Grande Guerra, tornou-se um dos marcos referenciais mais significativos na historiografia Terena. Trouxe-lhes um sentimento de auto-valia.

A luta pela pátria, entendida como a luta pela permanência em seus territórios, onde acontece sua reprodução física e cultural, mantendo, assim, a continuação de seu éthos, este não foi reconhecida pelo estado brasileiro.

A invisibilidade indígena continuou nas décadas seguintes ao pós-guerra. De aliados e defensores da pátria e parte da história da conquista foram transformados em entrave ao progresso da região. A colonização de seus territórios estava e continua ligada à necessidade da expansão de atividades econômicas na região, acelerando, dessa forma, a política de expansão capitalista.

A ideia de aldeamento foi um mecanismo utilizado pelo governo para garantir mais espaços favorecendo, dessa forma, a expansão agropecuária na região, fato que se consolidou e se fortaleceu ao longo dos anos com o crescimento das fazendas nas áreas reservadas. Com o surgimento das fazendas, também aumentaram as tensões entre indígenas e os novos proprietários, ora pelo uso das terras para caça e pesca e colheita de frutas silvestres, ora pelo trabalho forçado e ou pela discriminação racial, pois, como bem coloca Azanha (2004, p.5): "Não se vive da reserva e sim na reserva.

No que tange às violências vividas pelos indígenas, a discriminação racial torna-se uma das mais presentes em seu convívio com a sociedade purútuye – os não indígenas, e, com a intensificação das lutas pelas reconquistas dos territórios usurpados, o racismo mostra a cara de diversas formas. Provavelmente o indígena ainda não faz uso frequente dos mecanismos que lhe dão o direito à igualdade perante a Lei, muito raramente se tem notícias de denúncias por racismo, o que não significa a sua inexistência.

A violência racista, por um lado praticada pela ignorância da cultura e do direito indígena pelo não indígena, e, por outro, praticada por parlamentares ruralistas que, agindo de má-fé, utilizam discursos racistas para incitação ao ódio. Esses fatos não têm sido, nos últimos anos, a única violência perpetrada contra a população Terena. O confronto com os órgãos do governo tem acarretado diversas implicações, tais como: morosidade na homologação das terras, conflitos com a Polícia Federal, mortes e marcas da violência física e psicológica na população. A exemplo, a morte do Terena Oziel Gabriel durante a reintegração de posse ao fazendeiro em maio de 2013. Idosos, mulheres e crianças foram vítimas da violência nesse palco de conflito.

Para tanto, o que vivem os povos indígenas no Brasil são reflexos dos conflitos ocorridos a mais de 500 anos, ainda no período colonial, cinco séculos se passaram, só não sessaram o genocídio da população indígena. Em meio ao século XXI, para os Terena a guerra não ficou no passado, a força colonial persiste, passa pelo período imperial, avança no período democrático e se instala usando de vários instrumentos letais, a começar pela pólvora seguido das criações de emendas ilegais que ousam exterminar o direito do indígena assegurado na Constituição Federal de 1988, no que tange o Artigo 231.

O convívio das lideranças e da população com as ameaças dos proprietários, que utilizam armas letais, é o fato mais notável há décadas na região do estado. A estatística mostra que, em 2010, das 1.015 lesões corporais e assassinatos sofridos por indígenas no Brasil, 1.004 ocorreram no Mato Grosso do Sul.Das 152 ameaças de morte, 150 ocorreram em Mato Grosso do Sul, e dos 60 assassinatos, 34 também executados neste Estado (Mizuzaki, 2011), colocando o Estado no ranking como o Estado que mais assassina.

No que diz respeito à recuperação das terras indígenas, considera-se um direito imanente dessa população, pois se trata da recuperação de sua história e de seus territórios. A terra está ligada não somente às suas ancestralidades, ou à natureza e o seu usufruto, mas há um sentimento de pertença inseparável ligada a ela.

Como parte da solução pensada para a sobrevivência de muitas famílias, buscou na migração para os centros urbanos uma forma de sobrevivência, trabalhando nas indústrias, nas construções civis, nos comércios, cabendo às mulheres, em grande parte, o trabalho doméstico nas casas de família. Toda essa dinâmica fora de seu habitat cultural recria uma nova forma de viver, uma nova dinâmica de vida e de ser Terena, na medida em que incorporam novos hábitos aos seus, tais como a aquisição de uma segunda língua, o trabalho, a adequação ao tempo entre outros.

Para tanto, a voz dos Guaná jamais sessará, tal como afirma Monteiro (2004), em que a principal voz negando o desaparecimento tem sido a dos próprios indígenas, ao reivindicarem e reconquistarem seus direitos históricos. Somos filhos da terra e desta terra, e celebramos todos os anos a nossa resistência enquanto povos originários.

*Lindomar Lili Sebastião é Terena da TI Taunay/Ipegue do município de Aquidauana/MS. Graduada em História pela UCDB, Mestra em Antropologia pela PUCSP e atualmente, doutoranda em Antropologia pela PUCSP.

Nos siga no Google Notícias